Veja como lidar melhor com a procrastinação e organizar suas tarefas!

A procrastinação pode atrapalhar toda nossa rotina de tarefas. Entenda como lidar melhor com a procrastinação e organizar suas tarefas.

None
Foto: Freepik

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/03/2017 às 10:39
Atualizado às 13:35

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Em geral, procrastinar está ligado à busca por um prazer instantâneo. Os planos de longo prazo demandam mais tempo e esforço, então o sistema límbico, presente no sistema nervoso, intervém nos planejamentos e faz com que estejamos rapidamente distraídos, buscando uma atividade mais prazerosa. Isso pode ser evitado se estivermos motivados a fazer o que precisamos.

O palestrante e especialista em autorrealização Giridhari Das afirma que essa motivação surge quando vemos significado no que está para ser feito. “A palavra chave é ‘auto-concordância’. Temos que fazer coisas que têm sentido para nós, quando podemos ver que nossas ações estão servindo o outro. Uma razão para procrastinar algo é porque esta tarefa simplesmente não é interessante, não é ‘auto-concordante’ com nossa missão”, explica.

mão checando e anotando em uma lista de tarefas em uma prancheta

Foto: Freepik

Outra dica é organizar as tarefas em partes menores. De acordo com o especialista, a técnica se chama Círculos de Zorro: “talvez você queira fazer algo, mas não começa por que o primeiro passo é maior do que as pernas. Então tente diminuir o primeiro passo. Digamos que está procrastinando arrumar o armário, então comece arrumando uma gaveta do armário, ou uma prateleira. Está procrastinando ter uma dieta melhor? Então tire, primeiro, um único item da dieta que sabe que é ruim, como o refrigerante”, coloca.

Por outro lado

Enquanto a procrastinação nos faz adiar frequentemente as tarefas, um outro fenômeno chama atenção por ser o oposto a esse comportamento. A precrastinação, como ficou conhecida, é “a inclinação para realizar obrigações rápida e simplesmente para se ver livre delas, antes cedo do que tarde”, como explicou o pesquisador David Rosenbaum, em um artigo publicado em 2011 pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Apesar de parecer uma virtude, os precrastinadores também apresentam dificuldades. Isso porque, conforme a preocupação é se livrar logo dos afazeres, perde-se tanto a oportunidade de enriquecer o trabalho com reflexões e insights como também a capacidade de estabelecer prioridades.

LEIA TAMBÉM

Texto: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: Giridhari Das, palestrante e especialista em autorrealização

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.