Connect with us

O que você está procurando?

A leucemia é uma doença maligna do sangue, um tipo de câncer, que tem como principal característica o acúmulo de células jovens na medula óssea.
- FOTO: Shutterstock.com

Leucemia: confira quais são os sintomas e o tratamento da doença!

A leucemia é uma doença maligna do sangue, um tipo de câncer, que tem como principal característica o acúmulo de células jovens na medula óssea.

A leucemia é uma doença que afeta os glóbulos brancos do sangue, células responsáveis por proteger o organismo contra infecções. As células sanguíneas são produzidas na medula óssea e, com o câncer, esse processo é prejudicado: há um aumento de células jovens anormais, que ocupam a medula e impedem a produção de glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos maduros. Por isso, por exemplos, uma anemia de difícil tratamento pode ser um sinal da doença.

 

simbolo da campanha contra leucemia

FOTO: Shutterstock.com

 

Sintomas

Os principais sintomas da leucemia, decorrem do acúmulo de células defeituosas na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia que, por sua vez, causa fadiga e palpitação), dos glóbulos brancos (deixando o organismo mais sujeito a infecções) e das plaquetas (ocasionando sangramentos das gengivas e pelo nariz, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos sob a pele). Veja outros sintomas:

  • Gânglios linfáticos inchados, mas sem dor, na região do pescoço e das axilas;
  • Febre ou suores noturnos;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Desconforto abdominal (provocado pelo inchaço do baço ou fígado);
  • Dores nos ossos e nas articulações.
pessoa doente

FOTO: Shutterstock.com

 

Caso a leucemia afete o Sistema Nervoso Central (SNC), os sintomas são:

*Dores de cabeça
*Náuseas,
*Vômitos,
*Visão dupla e desorientação.

Tratamento

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. Para alguns casos, é indicado o transplante de medula. “A quimioterapia não consegue curar uma parte dos pacientes, então é preciso procurar um doador para realizar o transplante de medula óssea. Primeiramente, procuram-se os irmãos do paciente, depois busca-se nos bancos de medula ou de cordão umbilical”, informa o hematologista Rodrigo Santucci. Além disso, o tratamento também é feito por etapas. São três fases:

1° fase: Consolidação (tratamento intensivo), que busca obter a remissão completa, ou seja, um estado de aparente normalidade após a poliquimioterapia (uso de várias drogas para tratamento de uma doença);

2° fase: Reindução (repetição dos medicamentos usados na fase de remissão);

3° fase: Manutenção (o tratamento é mais brando e contínuo por vários meses).

 

mulher doente

FOTO: Shutterstock.com

 

Importância da doação!

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos pode ser um doador de medula óssea. Basta se cadastrar como voluntário nos hemocentros. No cadastro, é coletada uma amostra de sangue para verificar as características genéticas. Os dados pessoais ficam registrados no banco de medula óssea e, caso seja verificada a compatibilidade com o paciente, o doador é consultado para confirmar o transplante. O procedimento é feito em centro cirúrgico e, com anestesia peridural ou geral, são realizadas punções nos ossos da bacia, para que a medula seja aspirada. Causa apenas um incômodo local no doador, que pode ser amenizado por analgésicos, e as células se recompõem em cerca de 15 dias.

Leia também: 

 

Consultoria Instituto Nacional do Câncer (INCA); Rodrigo Santucci, hematologista

Advertisement

Estilo de vida

Para fugir das pedras no rim, a melhor solução é se preocupar com a alimentação. Isso mesmo, você precisa se atentar ao que come. Veja algumas dicas!

Estilo de vida

O estresse é uma alteração do organismo quando as pessoas estão diante de algo muito novo ou extremamente desgastante; saiba como evitar o exagero desse sentimento.

Estilo de vida

Você não precisa ir à um estúdio para praticar yoga! Veja os equipamentos necessários e escolha seu lugar preferido: casa, parque, praia... você decide!

Estilo de vida

Para manter uma refeição saudável é preciso seguir um cardápio. Por isso, consulte um profissional que lhe dará instruções. Confira algumas dicas!

Estilo de vida

Vegetarianos costumam seguir um cardápio bem diversificado. Para que o organismo não sinta falta de nada, saiba quais são os nutrientes essenciais!

Estilo de vida

Para sua falta de sono ser considerada um distúrbio de insônia, são necessários exames clínicos. Confira como é feito o diagnóstico!

Estilo de vida

Defendida por alguns e atacada por outros, a realidade é que muito do que se consome vem da soja. Mas, afinal, ela faz bem ou não?

Estilo de vida

Os legumes devem ser consumidos diariamente. Se você ainda não tem o hábito de ingerir, confira 5 dicas para incluí-los de vez na sua alimentação!