ESTILO DE VIDA

Ler 30 minutos por dia pode aumentar expectativa de vida

Ler é uma atividade prazerosa para algumas pessoas e, quem não gosta, tem um novo motivo para ler livros: isso pode aumentar a expectativa de vida.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/09/2016 às 19:16
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Mesmo com a correria constante da rotina, existem pessoas que separam um tempinho na agenda para colocar a leitura em dia. Além de favorecer o conhecimento e melhorar o domínio sobre o idioma, ler também traz outro benefício interessante: é capaz de aumentar a longevidade. E o melhor é que não é preciso ficar muito tempo focado no livro, pois apenas 30 minutos diários são suficientes para fazer o leitor viver mais.

Ler durante 30 minutos por dia aumenta expectativa de vida

FOTO: Shutterstock

Essa informação foi constatada em um estudo feito na Universidade Yale (nos Estados Unidos), quando os pesquisadores dividiram 3.635 pessoas com mais de 50 anos em três grupos distintos: os “não leitores” (que não apresentavam o hábito de ler), os “leitores” (que liam por até três horas e meia na semana) e os “superleitores” (quem lia mais de três horas e meia por semana).

SAIBA MAIS:

Fatores que estimulam e atrapalham o desenvolvimento infantil

Comida caseira é mais saudável e ainda ajuda a emagrecer

Conheça os 7 principais inimigos do cérebro saudável

Ao longo de 12 anos, os voluntários foram avaliados e, ao final do período, os cientistas descobriram que os não leitores haviam morrido mais cedo do que os leitores, e bem antes do que os superleitores. Além disso, foi constatado que esses resultados não tinham relação com fatores como gênero, classe social, problemas psicológicos nem nível de educação.

Contudo, existe uma regra específica para conseguir aumentar a expectativa de vida das pessoas. Os resultados só foram favoráveis para quem lia livros, ou seja, ler jornais e revistas não surtia o mesmo efeito, mesmo que o tempo de leitura fosse enorme. Portanto, pode estar na hora de você atualizar sua lista de livros!