Lençóis Maranhenses: um refúgio de paz e belezas naturais

Descubra os encantos e a beleza do Parque dos Lençóis Maranhenses, local repleto de dunas e oásis de lagoas de água doce que formam um verdadeiro refúgio.

None
O final do período chuvoso (julho) é o mais recomendado para apreciar a beleza dos Lençóis Maranhenses. Foto: Wikimedia Commons / vitor1234

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/05/2017 às 14:20
Atualizado às 14:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Maravilhoso! Deslumbrante! Inacreditável! Sobram adjetivos para classificar a região dos Lençóis Maranhenses. E não é para menos. A formação, que vista do alto lembra um gigantesco lençol, possui cerca de 50km de dunas, que se iniciam no rio Preguiças, e se estendem por 70km ao longo do litoral, até chegar na baía formada pela ilha de São Luís. E esse mar de areias branquinhas abriga muitas lagoas que seduzem com seu tom verde-esmeralda. Entre as mais procuradas, destacam-se a dos Peixes, a Bonita e a Azul. Todas proporcionam um banho revigorante e inesquecível. Detalhe: as águas doces acumuladas nas dobras das dunas são abastecidas durante o período das chuvas, de dezembro a julho. E esse espetáculo, fruto de um raro fenômeno geológica da natureza, não para por aí. O sol, intenso na região, faz com que essas águas fiquem morninhas e incrivelmente cristalinas. Resultado: os visitantes ficam fascinados e loucos para mergulhar nesse paraíso, que mistura mar e deserto em um só lugar.

Preservação

Além das dunas e lagoas, a fauna e a flora abundantes colorem a região. Toda essa área integra o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado na década de 1980, com a finalidade de proteger os 155mil hectares do ecossistema. Por isso, para entrar, é fundamental estar acompanhado de guias autorizados. O melhor acesso aos Lençóis é por meio de Barreirinhas, cidade que tem a maior infraestrutura hoteleira.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.