Leite: importante para a saúde, ideal para a memória

Aliado em dietas, com a proteína isolada, o leite pode ajudar também com a memória principalmente na forma de soro. Saiba como fazer!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/11/2016 às 13:32
Atualizado às 12:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O leite possui a maioria dos elementos essenciais – micronutrientes, aminoácidos e ácidos graxos – em quantidades maiores do que em qualquer outro produto isolado. Além disso, contém proteínas de alta qualidade, cálcio e substâncias bioativas. Também fornece proteínas e carboidratos, dois grandes aliados do bom funcionamento do cérebro. Tanto um quanto o outro são fontes de energia para a mente. Essas substâncias ajudam os neurônios a fazer suas redes. Elas atuam em um momento importante, que é a formação de sinapses, justamente quando o que a pessoa vê durante o dia é catalisado. E tem mais: o leite é um dos alimentos mais ricos em cálcio, mineral que compõe e fortalece ossos e dentes, prevenindo a osteoporose.

Jarra de leite, xícara de vidro de leite

Foto: Shutterstock

 Quanto consumir? Pelo menos 1 copo de leite desnatado por dia.

Sem gordurinhas extra!

Outra boa função do cálcio no organismo é evitar o acúmulo de gordura na região abdominal, de acordo com recentes pesquisas científicas. Mas não é apenas fornecendo o mineral que o leite pode ajudar a perder peso. A mistura dos seus nutrientes, o próprio cálcio e a proteína podem melhorar a capacidade do corpo de queimar gordura, contribuindo com o emagrecimento. No caso de incluir leite e derivados na dieta, existe um porém: como a versão integral é rica em gorduras, o ideal é consumir apenas o que for desnatado ou light.

Soro da memória

Pesquisas revelaram que o soro do leite melhora o desempenho cerebral. Veja como prepará-lo: em um litro de leite (A ou B – de saquinho), misture o suco de um limão. Deixe descansar entre quatro e 12 horas, até coagular. Depois, coe para separar a parte sólida da líquida, com uma peneira bem fina. O líquido resultante é o soro da memória, que deve ser conservado na geladeira por três a cinco dias.

LEIA MAIS

Texto: Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.