ESTILO DE VIDA

Lavar louça ajuda a reduzir o estresse

Está cansado de lavar louça? Pois saiba que a prática pode reduzir o estresse, melhorando sua qualidade de vida. E, então, que tal deixar a pia limpinha?

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/08/2016 às 18:49
Atualizado às 21:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você gosta de lavar louça? A maioria das pessoas diz que não. Mas você sabia que a prática pode melhorar sua qualidade de vida? Pelo menos, é o que sugere um estudo publicado na revista científica Mindfulness e realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, em Tallahassee, nos Estados Unidos. Para a pesquisa, foram analisados 50 estudantes com idade média de 20 anos.

 lavar-louça-diminui-estresse

FOTO: Shutterstock

Saiba mais!

Entenda como o estresse afeta a saúde da sua mente

18 truques de limpeza para facilitar a faxina

Dicas especiais de organização para quem mora sozinho

Dados da pesquisa

Para tal descoberta, metade dos estudantes participantes leu um trecho de 230 palavras, em que se destacava a experiência sensorial de lavar louça. Em seguida, eles tiveram que lavar 18 pratos. O outro grupo leu um texto do mesmo tamanho, mas que explicava sobre técnicas ideais para lavar louça corretamente. Eles, então, lavaram a mesma quantidade de pratos. Ao fim do experimento, todos os indivíduos interpretaram as leituras verbalmente e por escrito.

Os resultados 

Os estudiosos avaliaram, antes e depois da atividade, traços positivos e negativos da personalidade, estado de atenção e bem-estar psicológico. Os resultados mostraram que o nervosismo diminuiu 27% naqueles que lavaram a louça com atenção plena e a inspiração mental aumentou 25%. E aí, se convenceu de lavar alguns pratos?