Como preparar uma lancheira saudável para as crianças? Confira!

Preparar a lancheira do seu filho evita o consumo de alimentos gordurosos na cantina da escola. Mas você sabe preparar da maneira correta? Veja dicas!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 19:09
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alimentação infantil exige cuidado: é nessa fase que o gosto por alimentos saudáveis podem ou não surgir. E para evitar que as crianças comprem besteiras na cantina, o indicado é preparar uma lancheira saudável para levar à escola. Por isso, separamos algumas dicas que irão ajudar você a montar uma lancheira saborosa e cheia de benefícios para os pequenos. Confira!

Rosto no pão, alimentos para as crianças, fundo branco

Foto Shutterstock.com

Alimentos indispensáveis

“Prefira alimentos frescos, frutas, água e uma fonte de energia, como pão e bolachas, mas sempre integrais. Pode-se acrescentar também tomates-cerejas, cenoura baby, palitos de pepino e ovos de codorna”, sugere Amanda Regina, nutricionista. Mesmo no caso dos alimentos saudáveis, é necessário ficar atento à quantidade fornecida, pois as crianças comem menos que os adultos. Assim, ao invés de colocar duas fatias de pão, vale por uma só, mas cortada ao meio, por exemplo. “Conforme a idade da crianças, pode deixar um dia livre para que ela possa escolher o que consumir. E sempre se programar, pois a saúde depende, principalmente, da alimentação”, aconselha a nutricionista.

Passe longe!

Por outro lado, existem alimentos que não trazem benefícios ao organismo. “São as chamadas calorias vazias, ou seja, alimentos que não fornecem nenhum nutriente e ainda atrapalham a saúde”, explica a nutricionista. Os principais exemplos desse tipo de alimentação são os refrigerantes, bolachas recheadas e sucos em pó. “Vale a pena ler o rótulo e evitar alimentos com acidulantes e conservantes. Também não consumir aqueles com excesso de sódio e açúcar, além dos que possuem gordura trans em sua composição”, aconselha Amanda.

Saiba mais:

10 mandamentos para uma boa alimentação infantil

De olho na obesidade infantil!

Festa de aniversário infantil: 7 dicas de decoração!

Não esqueça as frutas! 

O consumo desse alimento é fundamental para o bom funcionamento do organismo, porém, é interessante que elas sejam variadas, para tornar a lancheira mais atrativa. Caso a criança não goste de frutas, vale apostar nos sucos naturais, que, na maioria das vezes, não geram o mesmo efeito de recusa que as próprias frutas, mas auxiliam a compor os nutrientes necessários. Além disso, frutas como bananagoiaba e uva devem ser colocadas inteiras, pois quando são cortadas tendem a perder mais rapidamente suas substâncias benéficas.

Texto Larissa Tomazini | Consultoria Amanda Regina, nutricionista, com especialização em Personal Diet, Antroposofia e Nutrição Funcional

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.