Alimentos saudáveis para as crianças de férias

Na dúvida do que oferecer de lanche para os filhos que estão de férias em casa? Conversamos com uma nutricionista que deu dicas de lanches saudáveis!

None
Foto: PureStock e DIOMIDIA

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/07/2016 às 13:12
Atualizado às 13:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Montar uma lancheira saudável para os filhos é um desafio diário para muitos pais. Nas férias, com as crianças em casa, é preciso manter essa rotina de proporcionar uma alimentação saudável. “O lanche é fundamental, pois a criança em idade escolar desenvolve atividades físicas e intelectuais e, por isso, precisam de energia para enfrentar esta maratona de tarefas importantes para seu crescimento e desenvolvimento. Portanto, nunca devem ficar em jejum”, explica Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral.

Alguns pais acreditam que o lanche tira o apetite dos filhos e atrapalha as refeições, mas na realidade o que a criança come é que pode fazer almoço e jantar “irem por água abaixo”.

O segredo é selecionar alimentos que sejam saudáveis e que, ao mesmo tempo, agrade a criança. Veja exemplos abaixo do que pode ser oferecido sem erro!

Bebida

Ótimas para hidratar depois de atividades físicas. Evite refrigerantes e dê preferência para os sucos naturais ou sucos em caixinha, que não são ideais, mas que facilitam na pressa, e água de coco.

Frutas

As mais práticas são: maçã, banana, pera, mexerica, uva, caqui, ameixa, morango ou picadas, como melão e abacaxi. Elas possuem vitaminas e minerais que todos precisam. Varie sempre para que a criança tenha acesso as mais diversas vitaminas.

menino comendo maçã verde

Foto: Shutterstock Images

SAIBA MAIS:

Receita de panqueca saudável

Omelete saudável de micro-ondas

Café da manhã: saiba a importância de começar o dia com uma refeição saudável

Temporada de fondue: melhor ainda se for saudável!

Carboidrato

Para repor as energias: pães e torradas são ótimas opções. Procure as versões integrais ao invés de normal, assim substitui o carboidrato simples pelo complexo, que ajuda na saciedade e contêm bem mais nutrientes. Bolachas sem recheio, bolos, cereais como milho, aveia ou granola também podem ser oferecidos. O carboidrato é que dá a energia necessária para o desenvolvimento das atividades físicas e intelectuais que as crianças tanto precisam. Por serem alimentos integraisricos em fibras, a quantidade pode ser menor, pois sacia mais depressa.

Proteína

Responsável pela construção e manutenção dos tecidos do organismo, além de ajudar no bom funcionamento do sistema imunológico. Ofereça proteínas lácteas como: queijos brancos, mussarela, ricota, cream cheese, requeijão e minas fresco, além de leite, iogurtes, bebida à base de soja e frios magros, como peito de peru, blanquet de peru ou presunto magro.

Menina, crianÁa. vestido branco, salada de frutas, comendo

Foto: Shutterstock Images

Consultoria: Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.