ESTILO DE VIDA

Laca: reaproveite seus móveis com a ajuda desse material

A laca está em alta! Aposte nesse material para reaproveitar seus móveis e dar uma repaginada no espaço da sua casa. Leia mais

None
Foto: Vitor Maciel

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/01/2017 às 14:00
Atualizado às 16:43

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma boa opção para reformar a casa sem gastar dinheiro com móveis novos é com a utilização da tinta laca. Você pode aplicá-la em vários tipos de madeira e, assim, deixar sua casa mais sofisticada e moderna. As arquitetas Carol Matos e Márcia Starling, do escritório Realizar Arquitetura e Interiores, se reuniram para desenvolver alguns projetos que trazem móveis com acabamento em laca. Confira!

sala com móveis de laca

Foto: Vitor Maciel

Para ele

O primeiro projeto foi desenvolvido especialmente para um cliente do sexo masculino. “Investimos nos tons de cinza (cimento queimado) e também no preto, para enfatizar essa característica masculina no ambiente. Essas cores servem de base para destacar quadros e esculturas. O branco aparece no teto e em algumas paredes, dando a leveza necessária. As cores terrosas da madeira e o verde do jardim compõem essa paleta, criando pontos de destaque e equilibrando a composição”, contam Carol e Márcia.

Sala com móveis de laca

Foto: Vitor Maciel

Por que laca?

O acabamento laqueado permite explorar a exclusividade e a criatividade do desenho de móveis. A pintura da marcenaria nos permite, em nosso processo de criação, além da seleção de cores adequadas, mais liberdade na exploração de formas, frisos, encaixes, curvas, etc. Uma criação que mistura técnica, função e arte! O mesmo móvel, com outro acabamento, não ficaria perfeito”, frisam as profissionais.

Sala com móveis de laca

Foto: Vitor Maciel

Detalhes

As arquitetas utilizaram o acabamento em laca nos vidros, gavetas e nas portas ripadas dos armários. “Esse acabamento tem uma gama variada de cores, e traz requinte aos acabamentos de marcenaria”, explicam as arquitetas.

Cozinha com móveis de laca

Foto: Vitor Maciel

Quanto custa?

O preço para laquear um móvel varia de acordo com seus aspectos. “Depende do móvel, do seu tamanho, complexidade do design e tinta escolhida”.

Como fazer?

Neste projeto, o rack da sala e o móvel abaixo da cuba do lavabo foram finalizados com laca. De acordo com as arquitetas, laquear um móvel em casa não é recomendado. “O laqueado é um pouco diferente do que você faria em casa apenas pintando seu móvel. A laca é um tipo de tinta especial, semelhante à tinta automotiva, e é aplicada com pistola. O móvel necessita de um processo de acabamento anterior: fundo de tinta, lixa, regularização das imperfeições. Então, é necessário ser feito por um profissional experiente em local adequado”, orientam.

Sala com móveis de laca

Foto: Vitor Maciel

Iluminação

“Para a sala, usamos iluminação aconchegante, com luz indireta vinda da sanca que se localiza logo acima do móvel de tevê. Também usamos uma arandela instalada no painel de madeira de demolição. Esse detalhe foi pensado para destacar o painel e trazer aconchego ao ambiente”.

Sala com móveis de laca

Foto: Vitor Maciel

Cores, cores e mais cores!

A tinta laca está disponível em três tipos: brilhante, fosca e texturizada. Nas lojas, é possível encontrar cores mais comuns, como o branco e o preto. Já as cores mais vibrantes como vermelho, azul e rosa, na maioria das vezes precisam ser encomendadas. E para isso, a Sayerlack tem o seu Sistema Tintométrico Sayersystem com mais de mil tonalidades.

Conserve!

Para conservar móveis laqueados, o ideal é limpá-los utilizando um pano úmido com água e sabão. Em seguida, passe um pano seco.

Texto: Monique Lima/Colaboradora
Projetos: Carol Matos e Márcia Starling, Belo Horizonte – MG

LEIA TAMBÉM