Você sabe o que é ou já ouviu falar em kombucha?

Se você nunca tomou ou nunca ouviu falar, confira e veja o que é esse tal de kombucha. Entenda como é feito e quais as vantagens para o organismo!

None
A qualidade do chá de kombucha é comprovado cientificamente Foto Istock.com/Getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/04/2017 às 12:59
Atualizado às 13:43

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Talvez você ainda não tenha ouvido falar no kombucha, mas a verdade é que esse chá vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Originária da China, a bebida tem propriedades capazes de favorecer o sistema imunológico, melhorar as funções intestinais, aumentar a energia e até mesmo contribuir para o emagrecimento. Mas, afinal, do que é feito esse chá?

mulher tomando chá

Vinda da china, essa bebida tem forte poder de proteção do sistema imune Foto Istock.com/getty images

Desvendando a kombucha

Não é apenas o nome da bebida que causa uma certa estranheza, já que sua apresentação também é um pouco diferente: o kombucha é uma bebida artesanal levemente gaseificada, feita a partir da fermentação do chá preto adoçado com açúcar. E o resultado desse processo todo é um chá bastante benéfico para o organismo, pois é fonte de microorganismos (leveduras e bactérias) que fazem bem à saúde.

Como fazer?

Para produzir o kombucha é preciso cultivar uma cultura viva conhecida como scoby – cujo aspecto lembra o de uma massa de panqueca – junto com uma mistura do chá preto e do açúcar. Quando essa combinação é colocada em um recipiente de vidro e deixada coberta com um pano limpo em temperatura ambiente, os microorganismos se reproduzem e, ao final de 10 dias, o scoby resulta em um “filhote”. Com isso, a bebida finalmente está pronta para o consumo.

chá

A kombucha é feita a partir de uma cultura viva com chá e açúcar Foto Istock.com/getty images

Qualidade comprovada

Faz mesmo bem á saúde? Embora o kombucha tenha caído no gosto popular, é possível afirmar que ele traz mesmo benefícios ao organismo? Um laboratório de Porto Alegre (RS) realizou um teste a fim de confirmar a eficácia da bebida e o resultado foi positivo, ou seja, o chá está livre de bactérias que poderiam trazer riscos à saúde. Na verdade, os microorganismos encontrados nesse produto desempenham o papel contrário, justamente o de proteger a imunidade.

Ajuda bem-vinda

Sempre é bom lembrar: não deixar de ter um acompanhamento de um especialista na hora do consumo, uma vez que os compostos da bebida podem interagir com outras substâncias e causar problemas para o organismo. E, como a fabricação é caseira, é necessário estar atento para evitar que o kombucha seja contaminado por fungos ou bactérias do mal.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.