Jogos ao ar livre são as melhores brincadeira para as crianças. Essa é uma afirmação feita por um estudo recente. Confira o porquê!
por Redação Alto Astral
Publicado em 02/02/2017 às 13:27
Atualizado às 13:19
Segundo uma pequisa publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health, jogos ao ar livre são fonte de criatividade para as crianças. Além de beneficiarem a saúde, os jogos também permitem o desenvolvimento de habilidade sociais. O resultado do estudo mostrou que as crianças que participam de atividades físicas, como escaladas e saltos, jogos em grupo e atividades de exploração sozinhas apresentam maior saúde física e social.
Foto: Shutterstock.com
Para os pesquisadores, os ambientes de brincadeira onde as crianças “podem correr riscos” aumentam o tempo de jogo, as interações sociais, a criatividade e a resiliência. Os resultados positivos refletem a importância de apoiar as crianças nas oportunidades de se arriscarem ao ar livre como um meio de promover a saúde e um estilo de vida ativo.
Preocupações com a segurança, como ferimentos, foram apontadas pelos autores como a principal razão para limitar o acesso das crianças às brincadeiras ao ar livre. Os pesquisadores descobriram que os padrões de segurança dos playgrounds e o excesso de supervisão impedem as crianças de se envolver em atividades arriscadas. Monitorar as atividades das crianças pode ser uma abordagem mais apropriada do que a supervisão ativa.
Leia também:
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.