Jogos ao ar livre contribuem positivamente para a saúde das crianças

Jogos ao ar livre são as melhores brincadeira para as crianças. Essa é uma afirmação feita por um estudo recente. Confira o porquê!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/02/2017 às 13:27
Atualizado às 13:19

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Segundo uma pequisa publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health, jogos ao ar livre são fonte de criatividade para as crianças. Além de beneficiarem a saúde, os jogos também permitem o desenvolvimento de habilidade sociais. O resultado do estudo mostrou que as crianças que participam de atividades físicas, como escaladas e saltos, jogos em grupo e atividades de exploração sozinhas apresentam maior saúde física e social.

criança brincando

Foto: Shutterstock.com

Para os pesquisadores, os ambientes de brincadeira onde as crianças “podem correr riscos” aumentam o tempo de jogo, as interações sociais, a criatividade e a resiliência. Os resultados positivos refletem a importância de apoiar as crianças nas oportunidades de se arriscarem ao ar livre como um meio de promover a saúde e um estilo de vida ativo.

Excesso de supervisão

Preocupações com a segurança, como ferimentos, foram apontadas pelos autores como a principal razão para limitar o acesso das crianças às brincadeiras ao ar livre.  Os pesquisadores descobriram que os padrões de segurança dos playgrounds e o excesso de supervisão impedem as crianças de se envolver em atividades arriscadas. Monitorar as atividades das crianças pode ser uma abordagem mais apropriada do que a supervisão ativa.

Fonte: Márcia Wirth – Consultoria de Comunicação & Marketing em Saúde

Leia também: 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.