Connect with us

O que você está procurando?

Além de divertido, jogar videogame pode gerar muitos benefícios ao cérebro. Mas quais tipos de jogos são recomendados para isso?
- FOTO: Shutterstock.com

Jogar videogame traz benefícios ao cérebro

Além de divertido, jogar videogame pode gerar muitos benefícios ao cérebro. Mas quais tipos de jogos são recomendados para isso?

Para a psicanalista e pedagoga Alessandra Bizeli Oliveira Sartori, os games eletrônicos proporcionam muitos benefícios se aproveitados se jogar sem exageros. “Os jogos promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas como a atenção, concentração, melhora no tempo de reação, raciocínio lógico, resolução de problemas, entre outras, sem falar na função terapêutica que possuem quando bem utilizados”.

dois homens jogando videogame jogar

FOTO: Shutterstock.com

Mas qual seria a “dose diária” de jogo? Um estudo conduzido pelo psicólogo experimental Andrew Przybylski, do Instituto de Internet da Universidade de Oxford, analisou pesquisas com mais de cinco mil jovens entre 10 e 15 anos de idade, e o tempo sugerido é jogar de menos de uma hora por dia.

Outro fator que chama a atenção é o tipo de game que você costuma jogar. “Não há informações ainda conclusivas para apontar a existência de jogos desenvolvidos exclusivamente para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Mesmo não sendo criados para este propósito específico, os jogos de entretenimento comercial são os mais eficazes para treinar cognitivamente o indivíduo, como apontam diversos estudos”, salienta o mestre em psicobiologia Tiago Eugênio.

O professor acredita que muitos jogos apontados como “desenvolvedores” da mente acabam não surtindo esse efeito. “Há diferentes aplicativos e jogos que prometem turbinar o cérebro. Mas acontece que não há evidências robustas a favor de muitos desses produtos, pois não melhoram os processos mentais dos jogadores, apenas os deixam melhores naqueles mesmos jogos”, completa.

LEIA TAMBÉM

Texto: Thiago Koguchi – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Carolina Firmino, Marcelo Ricciardi/colaborador e Thiago Koguchi – Consultorias: Ana Paula Magosso Cavaggioni, psicóloga e diretora da Clia Psicologia, Saúde e Educação; Tiago Eugênio, mestre em Psicobiologia pela UFRN, doutorando em Psicologia Evolucionista na UFRN e de Design de Games na School of Art, Game and Animation, e professor de Biologia do Colégio Bandeirantes e da pós-graduação em Neuroeducação da rede Capacita

Advertisement

Estilo de vida

É preciso ter cuidado com possíveis lesões na academia na hora de praticar exercício físico. Conversamos com um profissional para alertar dos riscos

Estilo de vida

Os transtornos alimentares estão diretamente relacionados com a ansiedade; veja como ocorre essa ligação e os diferentes tipos do distúrbio

Estilo de vida

O primeiro medicamento à base de maconha foi registrado no Brasil. Ainda serão necessários outros processos para que seja comercializado. Entenda!

Estilo de vida

Não adianta ter um prato com uma variedade de alimentos, se eles não forem higienizados corretamento na hora do preparo. Portanto, confira algumas dicas!

Estilo de vida

Planta muito apreciada devido ao seu sabor, o Mirtilo é usado para diversos fins. Na saúde, é um importante aliado contra as bactérias

Estilo de vida

Quem tem hipertensão precisa substituir o famoso sal para manter a pressão regulada. Portanto, confira algumas dicas de temperos!

Estilo de vida

Afinal, como fazer para vencer o desânimo e ter motivação para retomar os treinos e voltar à academia? Confira 5 dicas para te motivar!

Estilo de vida

Listamos 3 questões comuns sobre o processo de emagrecimento que vão te ajudar a entrar em forma sem sofrimento e de maneira eficaz.