João Carlos Martins: maestro está com embolia pulmonar; entenda a doença!

O maestro João Carlos Martins está internado com embolia pulmonar. Entenda mais sobre o caso e sobre a doença, e como se prevenir!

- Foto: Divulgação

O maestro João Carlos Martins está internado, em São Paulo, com embolia pulmonar. O músico participaria hoje (25.01), da apresentação do Hino Nacional no “Jogo da Amizade” entre Brasil e Colômbia, com o intuito de homenagear as vítimas da tragédia da Chapecoense.

Embolia pulmonar é uma consequência da trombose e tem tratamento, mas é preciso ficar atenta aos sinais. Entenda mais sobre a doença, a seguir!

João Carlos Martins maestro embolia pulmonar

Foto: Divulgação

João Carlos Martins sofre da doença desde mais novo

Em entrevista ao portal G1, o maestro João Carlos Martins explicou que não foi nada tão grave e que está com um coágulo no pulmão. Acrescentou: “Quando tinha 26 anos cheguei a ficar 60 dias em um hospital por causa de embolia pulmonar.” Ele completará 77 anos em junho deste ano.

O quadro de saúde dele permanece estável e João Carlos Martins está respondendo bem aos tratamentos.

O que causa a embolia pulmonar

A embolia pulmonar é um problema de saúde derivado da trombose, que pode se formar comumente nas pernas, mas também em membros superiores ou no pescoço. Forma-se um coágulo que ‘passeia’ indevidamente pelo organismo, chegando até o pulmão.

Segundo Karen Rigoni, cirurgiã vascular, a formação do coágulo dentro da veia é desencadeada pela presença de um ou mais dos seguintes fatores: lesão da parede interna da veia, dificuldade do sangue circular ou aumento da viscosidade sanguínea.

Existem outros fatores de risco que podem aumentar a possibilidade de desenvolver a doença:

  • Pessoas com mais de 40 anos;
  • Pessoas que passaram algum tempo com a mobilidade reduzida, como em viagens prolongadas, por exemplo;
  • História prévia de trombose venosa profunda (TVP) e histórico familiar da doença;
  • Varizes de membros inferiores;
  • Obesidade;
  • Uso de hormônios;
  • Gravidez;
  • Procedimento cirúrgico;
  • Internação hospitalar;
  • Câncer e quimioterapia;
  • Trombofilias, que são condições congênitas – que nasceram com a pessoa – ou adquiridas que facilitam a formação de coágulos, como o caso do maestro João Carlos Martins.

Matérias de saúde no portal Alto Astral: entenda mais sobre ansiedade, câncer, depressão e mais!

 

Tem tratamento

O objetivo principal do tratamento é evitar a embolia pulmonar e também as sequelas nas pernas. “A medicação utilizada é chamada de anticoagulante, composta por remédios que ‘afinam’ o sangue, mas que não dissolvem o trombo. Atualmente o tratamento da TVP pode ser feito na própria residência do paciente, sem necessitar de internação hospitalar”, explica a médica. Mas, mesmo sem internação, a orientação médica é indispensável para o diagnóstico correto.

 

Dados sobre embolia pulmonar

  • A mortalidade da embolia, quando não tratada, é de 30%, mas é reduzida para 2% a 8% quando o diagnóstico é feito e o tratamento adequado é instituído;
  • Os sintomas dependem do tamanho e localização do coágulo. Pode ser assintomática, ter sintomas leves como falta de ar, tosse e dor no peito, ou, nos casos mais graves, com insuficiência respiratória, hipotensão e colapso circulatório;
  • É importante procurar atendimento médico caso tenha algum desses sintomas e/ou fator de risco para trombose.

 

LEIA TAMBÉM

 

Consultoria: Karen Rigoni, cirurgiã vascular

Texto: Jussara Tech – Edição: Loyce Policastro/Colaboradoras

Fonte: Revista Malu Semanal, ed. 735

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência