Jantar especial: como preparar a refeição para amigos vegetarianos

Não faça feio com amigos vegetarianos ou veganos! Confira algumas dicas que podem ajudar a preparar uma refeição para visitas com restrições alimentares.

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/10/2016 às 19:39
Atualizado às 13:23

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você vai receber visitas em casa para uma refeição e eles são vegetarianos? Ou veganos? E agora, o que fazer? Não sofra! Com uma preparação prévia, você pode garantir que todos os seus convidados se divirtam e saiam satisfeitos com o cardápio!

Frutas, verduras e legumes, alimentos para vegetarianos

Foto: iStock.com/Getty Images

Veganos

O veganismo tem um caráter mais ético, baseado nos direitos dos animais. A ideia é fugir de tudo que representa qualquer tipo de abuso dos animais, assim, os veganos seguem o regime alimentar do vegetarianismo e também não utilizam nenhum produto, alimentar ou não, que venha de exploração animal (incluindo medicamentos ou produtos de beleza que são testados em animais).

Vegetarianos

O vegetarianismo é uma dieta alimentar que elimina do dia a dia a ingestão de todos os tipos de carne (vermelha, branca, frutos do mar), bem como alimentos derivados e pode incluir, ou não, laticínios e ovos.

Informe-se

Antes de tudo, quando for convidar algum amigo que você já sabe ter restrições alimentares, pergunte o que ele realmente come. “É importante lembrar que existem diferentes tipos de restrições, como os vegetarianos, veganos, lacto-vegetarianos. Se você não se informar com a pessoa, pode acabar cometendo alguma gafe”, explica a chef de cozinha Marcela Andrade.

Evite as misturas

Se a sua janta vai ter convidados vegetarianos ou veganos e pessoas que comem carne, tome cuidado com o preparo da refeição. Tudo tem que ser feito separadamente e, de preferência, usando utensílios diferentes para cada um. “É muito importante que não se cozinhe os alimentos a serem servidos aos vegetarianos junto com carne ou produtos de origem animal”, explica a consultora em gastronomia vegana Luciana Dunkl.

Capriche nos temperos

Não é porque as pessoas evitam carne que elas não gostam de comer bem! Fuja do lugar comum: legumes no vapor com um pouco de sal e uma salada de alface não é a única coisa a ser feita! Aposte em receitas variadas, substituindo a carne convencional por carne de soja ou tofu e abuse dos temperos como alho, cebola, curry, alecrim e pimentas. “Vegetarianos prezam muito pelo sabor da refeição, por isso, não economize nos temperos” alerta Luciana.

Proporcione novas experiências

Ofereça uma explosão de sabor aos convidados, com alimentos e pratos diferentes para os que tem alguma restrição alimentar, e para aqueles que estão acostumados com carne. “Muita gente tem preconceito com gastronomia vegetariana ou vegana, e pode se surpreender com o que pode ser feito”, explica a chef Marcela.

LEIA TAMBÉM

Texto: Tadeu de Oliveira/Colaborador | Consultoria: Marcela Andrade, chef de cozinha e Luciana Dunkl, especialista em gastronomia vegana

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.