Como o iogurte pode ajudar a proteger o sistema imunológico

Xô, doenças! Deixe duas defesas em dia com mais esse aliado da saúde! Entenda como o iogurte age no seu intestino e confira receitas!

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/04/2016 às 08:25
Atualizado às 21:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Iogurte é bom e a gente gosta, mas além de saboroso, ele também pode ajudar a proteger o sistema imunológico. Saiba mais, a seguir, sobre o papel do intestino no processo digestivo e como o iogurte faz a diferença.

iogurte-banana

Foto: iStock

Intestino: missão digestiva!

O intestino é conhecido por suas funções digestivas, como a responsabilidade de absorver os nutrientes dos alimentos ingeridos e descartar aquilo que não vai ser usado.

Mas o órgão é muito mais importante do que se imagina, pois também atua na produção de hormônios e de células de defesas do corpo. Por isso, é fundamental que o sistema digestivo funcione corretamente, ou os problemas serão refletidos no organismo todo.

Diferentes espécies de bactérias vivem no intestino e muitas delas são benéficas à saúde. Para se proteger das que são vilãs, o órgão possui um muco com substâncias capazes de evitar sua ação prejudicial e a absorção de toxinas. É nele, também, que se encontra o maior conjunto de células com função imunológica.

O intestino entra frequentemente em contato com elementos que podem causar doenças, por isso, precisa funcionar da maneira correta diariamente, para pôr o sistema de defesas para funcionar. Ou seja, problemas como prisão de ventre e diarreia influenciam diretamente no sistema imunológico.

Grande aliado: o iogurte

Neste contexto,o iogurte surge como um ótimo aliado do sistema imunológico. Além de melhorar a saúde intestinal, ainda fornece diferentes nutrientes que equilibram as funções do corpo.

“O iogurte possibilita a ingestão de várias vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantotênico e ácido fólico”, enumera a nutricionista Juliana Castelli. Por isso, aumenta as defesas contra doenças, principalmente se consumido junto com alimentos ricos em vitamina C – frutas como mamão, laranja, kiwi e morango.

“A presença de bactérias vivas e ativas que têm capacidade de exercer efeitos benéficos no organismo tornam o iogurte um alimento probiótico”, afirma Juliana. Probiótico quer dizer “a favor da vida”, e encaixam-se nesse grupo os alimentos que contêm micro-organismos que favorecem a saúde.

Assim, a ingestão de iogurte equilibra a quantidade de bactérias do bem no intestino, que ajudam na absorção de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo todo. Esses micro-organismos fazem parte do muco protetor do órgão e impedem que as bactérias maléficas se fixem nele, causando doenças.

“Essas bactérias promovem o equilíbrio da flora intestinal, ajudam na produção de anticorpos, hormônios e enzimas  – importantes para o metabolismo -, contribuindo para fortalecer a imunidade e retardar o envelhecimento”, explica a nutricionista.

Texto: Marisa Sei e Rafael Tadashi/Colaborador – Edição: Loyce Policastro/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.