Iogurte melhora a digestão e protege o intestino

O consumo regular de iogurte é capaz de trazer benefícios à saúde, como melhorar a digestão e proteger o intestino contra possíveis doenças.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/07/2016 às 19:42
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O iogurte é um produto feito a partir do leite e que contém bactérias de alguns tipos, como o Lactobacillus bulgaricus. É esse tipo de bactéria, aliás, que consegue sobreviver no estômago, exercendo benefícios no intestino. São micro-organismos benéficos, que equilibram a flora intestinal, impedindo que as bactérias patogênicas (causadoras de doenças) se instalem no local.

Iogurte ajuda no funcionamento do intestino

FOTO: iStock.com/Getty Images

“A atividade desses micro-organismos ainda não é suficientemente conhecida, mas entre as ações que lhe são atribuídas, podemos citar a prevenção de infecções gastrointestinais e estimulação do sistema imunológico. As bactérias do iogurte combatem inflamações no sistema digestivo e podem proteger o intestino de toxinas”, lista a nutricionista Juliana Castelli.

SAIBA MAIS:

Descubra como combater o intestino preguiçoso

Sabia que chá de hibisco afasta a prisão de ventre?

3 hábitos que regulam o intestino e reduz o volume da barriga

Iogurte para a digestão

Iogurtes e leites fermentados ricos em bactérias benéficas podem ser especialmente indicados após problemas gastrointestinais que resultam em desequilíbrio no funcionamento do intestino.

“O órgão possui bactérias que ajudam no seu funcionamento e na decomposição de alguns alimentos que ingerimos, além de proteger o organismo de agentes infecciosos nocivos. Às vezes, essas bactérias são perdidas, quando comemos algum alimento que não cai bem, por exemplo, e a flora intestinal entra em desequilíbrio, favorecendo a má digestão. Os probióticos repõem as bactérias no organismo, melhorando novamente o funcionamento do intestino”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Alexandre Sakano.

Texto Marisa Sei/Colaboradora

Consultoria Alexandre Sakano, cirurgião do aparelho digestivo

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.