Aprenda a fazer iogurte caseiro e aproveite os benefícios

Para adicionar o iogurte à rotina sem se preocupar com possíveis prejuízos causados por alguns ingredientes, é possível fazer algumas receitas em casa

None
FOTO: Reproduzir

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/11/2016 às 11:14
Atualizado às 11:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para adicionar o iogurte à rotina sem se preocupar com possíveis prejuízos causados por alguns ingredientes – como aditivos químicos e corantes (que fazem parte dos produtos industrializados) -, é possível contar com receitas fáceis de serem preparadas em casa. Saboroso e de prático consumo, o iogurte se destaca na dieta como um grande aliado à saúde. “Os iogurtes possuem vários benefícios. O valor nutricional desses produtos está associado ao leite que lhe deu origem, por isso são uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, várias vitaminas e minerais, especialmente o cálcio”, salienta a nutricionista Juliana Castelli. Além disso, uma das principais vantagens do iogurte caseiro é a de conter maiores quantidades de probióticos, agentes que melhoram o trânsito intestinal.

pote-marrom-iogurte-caseiro-toalha-xadrez-azul

FOTO: Reprodução

Receita prática

Para fazer o alimento em casa, o passo a passo é muito simples: basta adicionar 1 pote (170g) de iogurte natural integral, encontrado em qualquer supermercado, em 2 litros de leite aquecidos (é recomendável ferver o leite e esperar esfriar um pouco antes de começar a incluir o iogurte). Depois, é só misturar os dois ingredientes e colocar em um recipiente bem tampado (enrolar um pano em volta para manter aquecido por mais tempo) e deixar reservado por aproximadamente 10 horas.

mulher-deitada-cama-comendo-iogurte-frutas

FOTO: Reproduzir

A durabilidade da receita é de aproximadamente uma semana, quando armazenado corretamente, ou seja, tampado da forma adequada e sempre mantido na geladeira. Embora tenha um período um pouco mais curto de durabilidade, é interessante ressaltar que a sua produção pode ser mais econômica. Além disso, o iogurte caseiro pode ser batido com frutas naturais, ganhando ainda mais nutrientes a favor no bom funcionamento do corpo.

Texto Paula Santana

Consultoria Juliana Castelli, nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.