Iogurte ajuda a equilibrar o funcionamento intestinal

O iogurte possui bactérias que ajudam o intestino a funcionar como um reloginho. Saiba porque você deve consumir essa delícia todos os dias

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2016 às 09:48
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres
Iogurte é um produto feito a partir do leite. Na bebida, são acrescentadas bactérias de alguns tipos, como o Lactobacillus bulgaricus , que fermentam o leite mudando a textura e o sabor. É esse tipo de bactéria, aliás, que consegue sobreviver no estômago, exercendo benefícios no intestino. São micro-organismos benéficos, que equilibram a flora intestinal, impedindo que as bactérias patogênicas (causadoras de doenças) se instalem no local.
iogurte faz bem pro intestino

Foto: Shutterstock

“A atividade desses micro-organismos ainda não é suficientemente conhecida, mas entre as ações que lhe são atribuídas,
podemos citar a prevenção de infecções gastrointestinais e estimulação do sistema imunológico. As bactérias do iogurte combatem inflamações no sistema digestivo e podem proteger o intestino de toxinas”, lista a nutricionista Juliana Castelli.

Probióticos

“Probiótico” significa “a favor da vida”. É por isso que os alimentos desse tipo exercem tantos benefícios à saúde. Para ser considerado probiótico, o alimento precisa conter micro-organismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal.
E, para que um iogurte seja probiótico, é necessário conter esses micro-organismos, que podem ser lactobacilos ou bifidobactérias. Nem todo iogurte é probiótico, uma vez que pode ser fermentado por outros tipos de bactérias. Assim, se quiser vantagens para a saúde intestinal, o recomendado é ler o rótulo. Leite fermentado e kefir são outras opções para serem incluídas no dia a dia.
Iogurte faz ebm

Foto: Shutterstock Images

Iogurtes e leites fermentados ricos em bactérias benéficas podem ser especialmente indicados após problemas gastrointestinais que resultam em desequilíbrio no funcionamento do intestino.
“O órgão possui bactérias que ajudam no seu funcionamento e na decomposição de alguns alimentos que ingerimos, além de proteger o organismo de agentes infecciosos nocivos. Às vezes, essas bactérias são perdidas, quando comemos algum alimento que não cai bem, por exemplo, e a flora intestinal entra em desequilíbrio, favorecendo a má digestão. Os probióticos repõem as bactérias no organismo, melhorando novamente o funcionamento do intestino”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Alexandre Sakano.
Saiba mais:
É no intestino que grande parte dos nutrientes são absorvidos após os alimentos serem ingeridos – por isso, o correto
funcionamento do órgão é fundamental para o aproveitamento de substâncias indispensáveis para o corpo. “E, com o iogurte, várias vitaminas são consumidas, como a vitamina A, B12, B6 e B9, o ácido fólico. O alimento ainda é rico em minerais como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco e iodo”, acrescenta Juliana.
Consultoria: Alexandre Sakano, cirurgião do aparelho digestivo; Greice Caroline Baggio e Juliana Castelli, nutricionistas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.