Connect with us

O que você está procurando?

O intestino é um órgão repleto de terminações nervosas, por isso mesmo conhecido como segundo cérebro; entenda a ligação deste órgão com as emoções
- Foto: Shutterstock Images

Intestino também é conhecido como segundo cérebro

O intestino é um órgão repleto de terminações nervosas, por isso mesmo conhecido como segundo cérebro; entenda a ligação deste órgão com as emoções

O intestino, esse órgão alongado e mal falado do nosso corpo, apesar de fisicamente estar longe da nossa cabeça, está lado a lado com o cérebro em grau de importância, de acordo com a ala médica. Chega até ser chamado de “segundo cérebro“. “O intestino tem o seu próprio sistema nervoso, autônomo, formado por uma série de células e neurônios que possuem ligação direta com o sistema nervoso central e o cérebro”, indica o cirurgião e nutrólogo Hamilton Funes.

Por isso, a qualquer sinal de ansiedade, as chamadas entranhas respondem em tom de alerta. “O sistema digestivo é sensível às emoções, portanto ao passar por alteração de humor ou emocional, o indivíduo pode desencadear problemas no funcionamento intestinal“, completa Hamilton. O mesmo acontece quando algo não cai muito bem, ocasionando problemas emocionais e outras alterações pelo corpo. A seguir, compreenda como o intestino funciona e como se relaciona com emoções – principalmente com a ansiedade!

 

detalhes do intestino

Foto: Shutterstock Images

 

Intestino além da digestão

Como o órgão é ligado ao processo digestivo e de excreção, outras funções acabam não sendo destacadas. Entre elas estão a relação estreita com o cérebro e o emocional, o papel primordial para o sistema imunológico e a produção hormonal.

“Nesse órgão estão presentes cerca de 100 milhões de neurônios conectados com o cérebro e mais de 70% das células de defesa do nosso corpo. O intestino tem também relação com o bem-estar, já que 80% da serotonina (hormônio responsável pelo bem-estar) do nosso corpo se origina nele”, elenca o cirurgião.

 

Toma lá, cá!

Um quadro de ansiedade é capaz de fazer o intestino desandar. Por outro lado, quando algo prejudica a saúde intestinal – seja por alergia, intoxicação ou alguma patologia específica – os nervos podem ficar à flor da pele. Como o intestino delgado é responsável, em grande parte, pela produção de serotonina, sua saúde se relaciona com a mental. “Os intestinos interrelacionam-se com nosso bem-estar emocional e bem-estar físico“, ressalta a cirurgiã plástica Katia Haranaka.

mulher com sentimento feliz e triste

Foto: Shutterstock Images

Um cérebro pelo outro!

Para que os dois trabalhem juntos, ou seja, para que haja um maior controle do funcionamento intestinal e das emoções, especialistas indicam uma alimentação balanceada. “Nossas escolhas, ou de nossos pais, quanto ao tipo e a qualidade alimentar estão em maior ou menor grau relacionadas às doenças crônicas – depressão, pânico, ansiedade, enxaqueca, esquizofrenia – e a doenças gastrointestinais – intestino preso, síndrome do intestino irritável, colite e doença de Crohn”, ressalta Katia. Entre as principais recomendações estão: ingestão regular de água e fibras, consumo reduzido de carnes vermelhas e bebidas alcoólicas e controle de parasitas intestinais.

 

Saiba mais:

Intestino preso: causas, tratamentos e alimentação correta

Coloque o intestino para funcionar

Coma mais grãos e sementes para melhorar a saúde

 

Por dentro do intestino

Deu para perceber o quanto a gente não conhece desse órgão não é mesmo? Para entender um pouco mais, confira o percurso de atividades que ocorrem no “segundo cérebro”!

 

partes do intestino

Foto: Shutterstock Images

 

Texto: Jéssica Frabetti  Animação: Renan Oliveira  Consultoria Hamilton Funes, especialista em cirurgia da obesidade mórbida, cirurgia vídeo laparoscópica, cirurgia do câncer do aparelho digestivo, gastroenterologia, terapia intensiva, nutrologia e cirurgia geral), da clínica Nuclehum, de São José Do Rio Preto; Katia Haranaka, cirurgiã plástica

Advertisement

Estilo de vida

O transtorno de ansiedade pode acarretar crises com sintomas por todo o organismo. Fique por dentro de cada um deles e como eles agem

Estilo de vida

A alimentação é tão importante quanto o treino, mas você ainda não sabe o que comer? Veja opções saborosas e fáceis para o pré e pós-treino

Estilo de vida

Comer de 3 em 3 horas, apesar de ser uma regra para muitas pessoas, pode não ser o mais ideal para o seu caso. Entenda o por que!

Estilo de vida

Seja feliz sem comprometer a boa forma: aprenda a preparar um belo fondue saudável e chame já os amigos!

Estilo de vida

Descubra os benefícios com tratamentos por meio da hipnose, técnica que vem ganhando cada vez mais importância na ciência

Estilo de vida

Para prevenir lesões durante a corrida, um bom par de tênis é fundamental. Confira dicas de como escolher o melhor calçado para você.

Estilo de vida

No filme da Disney / Pixar, a personagem não consegue se lembrar de fatos recentes. Afinal, o que é perda de memória recente e quais são as suas causas?

Estilo de vida

Os desconfortos da TPM podem ser minimizados com simples dicas. Confira 10 soluções práticas para reduzir os sintomas da TPM.