ESTILO DE VIDA

Ventre livre: intestino saudável pode auxiliar na perda de peso. Saiba mais!

Entenda as funções do seu intestino e saiba o que fazer para manter esse órgão funcionando corretamente, evitar doenças e ganho de peso!

None
Foto: iStock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/05/2017 às 17:14
Atualizado às 12:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O  bom funcionamento do intestino é essencial para preservar a sua saúde. Isso porque o órgão é responsável por absorver os nutrientes dos alimentos, protegendo seu organismo contra bactérias e vírus que podem provocar doenças como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável e até tumores. Além de favorecer as defesas do seu corpo, o intestino também atua na eliminação de toxinas, dando uma forcinha quando o assunto é perda de peso.

Rumo ao emagrecimento

Apesar de o ganho de peso ser um problema que envolve diferentes fatores, o bom funcionamento do trânsito intestinal age na sensação de saciedade, pois só assim o órgão consegue desempenhar melhor suas funções, inclusive a de controlar a compulsão alimentar. “No quadro de obesidade, é comum haver deficiência de algum nutriente, muitas vezes essenciais para o bom desempenho do corpo, inclusive no processo de emagrecimento e, para isso, é necessário um intestino saudável, além, claro, da ingestão adequada de alimentos”, esclarece a nutricionista Cinthia Leitão Costa.

Intestino funcionando como um reloginho

Cuidar para que o intestino funcione regularmente é fundamental para a saúde de uma maneira geral, já que se trata de um órgão encarregado de absorver os nutrientes dos alimentos (essencial para fortalecer a imunidade do corpo) e responsável por eliminar as toxinas e o que sobrou do processo digestivo. “É importante lembrar também que manter o intestino saudável impede a entrada de organismos estranhos na corrente sanguínea, como bactérias e vírus”, completa a nutricionista.

Ação das fibras

Essas substâncias são carboidratos que não podem ser digeridos, ou seja, chegam intactos ao intestino, sem serem absorvidos. As fibras são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, especialmente porque favorecem o sistema digestivo e o trânsito intestinal, evitando doenças e inchaço. Para entender como elas agem no organismo, é preciso explicar que existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. As primeiras se dissolvem na água e formam um gel no estômago, dando saciedade e evitando o estoque de gorduras. As segundas hidratam o bolo fecal, facilitando a evacuação. “O consumo regular de fibras está relacionado também à redução do colesterol, ao equilíbrio da taxa de glicose no sangue, à prevenção do câncer e da prisão de ventre”, salienta a nutricionista. Para aproveitar os benefícios das fibras, não se esqueça de ingerir bastante água durante o dia. Caso contrário, essas substâncias irão causar desconfortos abdominais e podem até empacar o bom funcionamento intestinal.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Bruno Zilberstein, diretor do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Bandeirantes e professor associado do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP, de São Paulo (SP); Cinthia Leitão Costa, nutricionista do InCorpore – Centro de Estética, do Rio de Janeiro (RJ)

LEIA TAMBÉM