Intestino preso: causas, tratamentos e alimentação correta

Especialista explica causas e soluções para quem tem este problema!

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/05/2016 às 15:00
Atualizado às 21:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cerca de 15% da população brasileira tem problemas com intestino preso, sendo a maioria deste total as mulheres. O médico gastroenterologista Dr. Decio Chinzon afirma que a cada duas ou três mulheres que sofrem com isso, apenas um homem tem essa mesma dificuldade. Ele alerta também para os cuidados necessários já que isso pode estar relacionado ao câncer de intestino.

Foto: Thinkstock e Getty Images

Sofrendo com o intestino preso? Confira causas e tratamentos! FOTO: Thinkstock e Getty Images

O QUE CAUSA?

As causas para o intestino preso se dividem em dois grupos: as orgânicas, que são alterações no corpo, como hipotireoidismo, e também uso de medicamentos, dieta pobre em fibras, entre outras. E a idiopática, que é quando não se consegue identificar uma causa específica para o problema. No primeiro caso, retirando o fator causal o intestino volta a funcionar normalmente, já no segundo, as alterações estarão relacionadas a musculatura, hormônios, etc.

TRATAMENTOS

Para se iniciar um tratamento, o primeiro passo é fazer a constatação da causa do problema. A prática de exercícios físicos, o aumento do consumo de água, uma dieta específica e até medicamentos estão entre as opões para o funcionamento ideal do intestino.

SAIBA MAIS

Confira se não consumir glúten e lactose garante perda de peso
Cardápio completo com água de berinjela ajuda a perder até 7kg em 1 mês!
Descubra o seu horário ideal para praticar exercícios

ALIMENTAÇÃO

Alimentos ricos em fibras são os que mais ajudam o intestino a funcionar de forma correta. Dr. Decio afima que existe uma quantidade suficiente e adequada para cada indivíduo: “Necessitamos por volta de 30 gramas por dia para uma bom funcionamento intestinal”, garante. Por outro lado, ele explica que quando ingerimos qualquer alimento, vários reflexos são estimulados ao corpo, sejam imediatos ou tardios. “Depende da sensibilidade de cada indivíduo”, explica sobre a ação dos alimentos famosos por fazerem soltar o intestino, como banana, café e iogurtes, por exemplo.

Intestino preso: causas, tratamentos e alimentação correta

Certos alimentos podem ajudar no bom funcionamento do intestino! FOTO: Shutterstock

INTESTINO SOLTO

Vários iogurtes divulgam em seus comerciais como sendo ótimos para o funcionamento do intestino, mas Decio explica que, na verdade, eles são fonte de fibras e probióticos que auxiliam nisso, assim como suplementos e outros produtos.

Farelo de cereais, maracujá, gérmen de trigo, amêndoa com casca, repolho, gergelim, cevada torrada, goiaba, feijão-fradinho e ervilha são alguns dos alimentos que tem bastante fibra em sua composição.

Consultoria: Dr. Decio Chinzon, gastroenterologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.