O que fazer para o intestino funcionar como um reloginho?

A prisão de ventre pode ser um problema um tanto quanto incômodo. Confira o que fazer para o reloginho do intestino funcionar e acabe com esse mal!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/09/2016 às 17:04
Atualizado às 12:20

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não existe um alimento mágico para acabar com o problema da prisão de ventre, é preciso adotar hábitos que vão fazer o intestino funcionar corretamente. Para isso, é preciso combinar três importantes ações: ingerir fibras suficientes na alimentação, beber bastante água para hidratar e lubrificar o organismo e praticar atividade física regularmente para estimular os movimentos peristálticos, que fazem com que as fezes sejam eliminadas. Porém, tudo o que é demais faz mal! Então, fique de olho para não exagerar nos alimentos com propriedades laxativas e nem  naqueles que travam o intestino. Sem falhar em nenhuma dessas atitudes, seu intestino funcionará como um perfeito reloginho! Confira outras dicas:

mulher com a mão na barriga porque não consegue fazer o intestino funcionar

Foto: iStock.com/Getty Images

Alimentos laxativos: fazem o intestino funcionar

Além da conhecida ameixa, outros alimentos são capazes de dar uma forcinha para o reloginho preguiçoso do intestino funcionar. Um exemplo é o mamão, que possui uma enzima chamada papaína, responsável por ajudar na boa digestão. Para quem é fã de frutas, há ainda outras opções: pera, uva e nectarina, todas elas com casca. Isso porque as fibras costumam se concentrar principalmente nessa parte do alimento. “Outra opção é o arroz integral, que estimula o funcionamento intestinal pela presença de fibras insolúveis”, sugere Tathiana Galante, nutricionista da Triathon Academia e Body Check, de São Paulo (SP). “Por fim, vale ressaltar que o consumo de fibras deve ser acompanhado da ingestão diária de 2 litros de água, para que elas consigam exercer corretamente a sua função”, completa a profissional.

SAIBA MAIS 

5 alimentos que regulam o intestino e garantem bem-estar

Confira o que afeta o funcionamento intestinal 

Chá de hibisco contra prisão de ventre? Sim!

Alimentos constipantes: prendem o intestino

Por outro lado, alguns alimentos podem “prender” o intestino. Na lista dos vilões estão pães e massas refinados, que possuem uma quantidade insignificante de fibras. Alguns alimentos naturais também podem ser constipantes, como a maçã (sem casca). Entretanto, a ação do alimento não é uma regra. “Essa fruta pode ser constipante para mulheres mais sensíveis. Mas cada uma reage de uma maneira”, lembra a nutricionista.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Tathiana Galante, nutricionista da Triathon Academia e Body Check, de São Paulo (SP)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.