Intercâmbio: conheça o trabalho voluntário no exterior

Você sabia que existe um tipo de intercâmbio que consiste num trabalho voluntário totalmente realizado no exterior? Entenda como funciona!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/11/2016 às 16:04
Atualizado às 14:09

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Já pensou em conhecer outro país e ainda ser capaz de ajudar as pessoas da comunidade ou cuidar dos animais que vivem naquela região? Esse tipo de intercâmbio é possível e tem nome: trabalho voluntário no exterior.

Por meio desse tipo de experiência, a pessoa tem a chance de transformar o ambiente em que está vivendo e a sua própria vida. Ou seja, o voluntariado é uma ótima ferramenta para mudanças, uma vez que muito mais do que ideias, o mundo precisa de atitudes. “Cada vez mais os universitários procuram os programas como uma forma de turbinar os currículos com seus diplomas de voluntariado. As multinacionais e até as grandes empresas brasileiras valorizam a experiência”, conta Eliane Porto, gerente geral da Central do Intercâmbio (CI) do Rio de Janeiro.

Intercâmbio: conheça o trabalho voluntário no exterior

FOTO: Shutterstock.com

Como se inscrever no trabalho voluntário no exterior

Ao contrário de outros tipos de intercâmbio, ao se voluntariar para trabalhar em um país estrangeiro, a pessoa não precisa cumprir muitos requisitos. Por exemplo, não é necessário que o interessado tenha graduação completa. Contudo, é exigido que o intercambista seja maior de idade (18 anos) e consiga se comunicar no idioma local (às vezes, pode ser indicado a realização de um curso de línguas por um curto período).

Depois do trabalho…

Embora o foco principal desse tipo de intercâmbio seja o voluntariado (ajudando aqueles que precisam) nada impede que os intercambistas desfrutem de momentos de lazer antes ou depois de participar do projeto escolhido. Dessa forma, é possível que eles façam tours e passeios pelo país de destino, conhecendo tudo aquilo que desejam. Ou seja, o trabalho voluntário no exterior é uma chance de transformar a realidade dos necessitados e, ao mesmo tempo, aproveitar todos os encantos que o local tem a oferecer.

Tipos de intercâmbio voluntário

Os intercambista podem escolher diferentes áreas de atuação, sendo que as mais conhecidas e procuradas são:

  • Trabalhar em orfanatos, escolas ou creches;
  • Ajudar em centros médicos ou hospitais;
  • Dar suporte em casas de apoio ou asilos;
  • Atuar em parques nacionais ou reservas naturais (com finalidades ambientais);
  • Cuidar de animais em zoológicos, clínicas veterinárias ou centros de estudo.

LEIA TAMBÉM

Texto: Larissa Tomazini/colaborador – Edição: Victor Santos/colaborador
Consultoria: Eliane Porto, gerente geral da Central do Intercâmbio (CI) do Rio de Janeiro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.