Caminhar é uma ótima opção para garantir mais saúde

Você sabia que apenas 30 minutos de exercícios diários já são suficientes para melhorar a sua saúde? Confira dicas para caminhar!

- FOTO: iStock.com/Getty Images

A caminhada é o primeiro passo para promover uma mudança no estilo de vida, tornando você mais ativa e cada vez mais comprometida com a saúde de seu corpo, e, de quebra, alcançar a silhueta desejada. Por meio do exercício existe a liberação de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, e pode até mesmo combater casos de depressão e ansiedade. Além disso, a prática garante uma adaptação cardiovascular e, consequentemente, menos falta de ar e mais disposição para fazer outros exercícios. Veja algumas dicas para por em prática na hora de caminhar!

 

caminhar-exercicios-saude

FOTO: iStock.com/Getty Images

Começando bem

Caminhar é natural. Trata-se de uma atividade física que normalmente o seu corpo está acostumado a fazer. Dessa forma, é importante buscar estratégias para turbinar a queima de gordura durante a prática e garantir a barriga dos sonhos. “Para ter um maior gasto calórico, é preciso aumentar a intensidade da caminhada como, por exemplo, andar em terreno mais inclinado (ladeira) ou fazer intervalos de corrida entre momentos de caminhada”, ensina Carlos Klein, personal trainer.

De acordo com o profissional, cerca de 30 minutos de treino intenso por dia é suficiente para ter mais saúde e queimar calorias. A caminhada age estimulando o corpo a um desenvolver o condicionamento físico, melhora o sistema cardiovascular e até mesmo promove o emagrecimento. Comece com 30 segundos de alta intensidade (subida ou corrida), em seguida, faça 1 minuto e meio de caminhada e repita a sequência até completar os 30 minutos de treino.

Ao ar livre ou na esteira?

No quesito calorias, caminhar ao ar livre oferece uma maior perda calórica. Isso porque para se deslocar no espaço é preciso ativar os músculos da perna que empurram o corpo para frente. Na esteira, quem faz esse trabalho é o próprio movimento da lona, que joga a pisada para trás. “Se essa for sua única opção, caminhe na esteira. Mas, quando puder, pratique a caminhada também em parques ou na rua, o que é muito mais funcional”, recomenda o personal.

Antes do treino

Evite ingerir carboidratos de alto índice glicêmico como açúcares, massas e doces duas horas antes do treino. Esses alimentos elevam os níveis de açúcar no sangue, ativando a insulina para controlar a glicemia, exatamente o mesmo efeito do exercício. Com isso, você corre o risco de ter hipoglicemia durante a atividade. Boas opções são frutas como maçã e pêssego, grãos e cereais integrais, batata-doce e barrinha de cereais.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Carlos Klein, personal trainer

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência