Connect with us

O que você está procurando?

Transtornos do sono, como mudanças no hábito de dormir, são comuns na terceira idade, mas nem sempre são sinônimos de insônia. Entenda!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Insônia na terceira idade: quando é um problema?

Transtornos do sono, como mudanças no hábito de dormir, são comuns na terceira idade, mas nem sempre são sinônimos de insônia. Entenda!

Problemas relacionados ao sono costumam atrapalhar o bem-estar de idosos – mas nem sempre são considerados insônia. As causas variam entre aspectos emocionais e alterações hormonais, como destaca Carolina Carmona, fisioterapeuta e especialista em medicina do sono: “os distúrbios do sono na terceira idade fazem parte de um processo biológico. Nessa fase, a capacidade de dormir de forma contínua é menor. O sono é frequentemente interrompido por despertares noturnos, além de ser menos concentrado durante a noite e mais disperso durante o dia”.

Mesmo assim, o assunto merece atenção, uma vez que outros fatores podem ser agravantes desse quadro, como inatividade física, doenças psiquiátricas e insatisfação com a situação atual de vida. “Além disso, há remédios cujos efeitos colaterais também pioram a qualidade do sono, tornando esses distúrbios mais comuns nos idosos”, destaca o geriatra Thiago Monaco.

Dormir menos é normal?

A necessidade diária de sono tende a diminuir ao longo da vida. Um exemplo disso é a comparação entre bebês – que dormem cerca de 16 a 20 horas por dia – e jovens e adultos – entre 7 a 8 horas, enquanto idosos dormem, em média, 6 horas.

“Isso acontece porque a melatonina, o hormônio responsável pela regularização do sono, tem o seu pico máximo de produção no ser humano aos três anos de idade e, com o envelhecimento, a sua produção vai diminuindo. Uma pessoa de 60 anos possui a metade de melatonina de um indivíduo com 20. Já aos 70 anos, os níveis são bem mais baixos, chegando, inclusive, a serem nulos em alguns casos”, explica Carolina.

Porém isso não é caracterizado como um problema se não incomoda a vida do indivíduo. Por exemplo, além da redução de horas na cama, existe o chamado avanço de fase do sono, ou seja, o adiantamento do relógio biológico. Isso explica a tendência dos idosos em dormirem no início da noite e acordarem muito cedo, sendo confundido com insônia. Essas mudanças podem trazer insatisfação pessoal e levar a outros problemas como ansiedade e depressão, além do uso indevido de medicamentos, que apenas complicam o sono.

insonia na terceira idade

Foto: iStock.com/Getty Images

No consultório

“Via de regra, mais do que as horas totais de sono, nós temos que valorizar a queixa do paciente”, destaca Thiago. Ao levantar muito cedo, mesmo não sendo caracterizado um distúrbio, muitos idosos tendem a ficar incomodados com a situação.

Por isso, além de avaliar o padrão de sono do idoso – se há insônia inicial, terminal e apneia – é preciso destacar outros fatores: ronco (do paciente ou cônjuge), o levantar noturno muitas vezes para urinar, parceiro insone, sonolência diurna, entre outros.

“A primeira preocupação do médico ao avaliar o paciente é contextualizar o padrão de sono, identificar ou descartar doenças orgânicas que possam comprometer o descanso e identificar e modificar hábitos, a chamada higiene do sono. Finalmente, medicamentos podem ser necessários, mas nunca são uma solução definitiva”, pontua Monaco.

LEIA TAMBÉM

 Texto: Redação Alto Astral – Edição: Jessica Figueiredo/Colaboradora e Giovane Rocha

Consultorias: Carolina Carmona, fisioterapeuta e especialista em medicina do sono; Aline Lopes, psicóloga; Thiago Monaco, geriatra

Advertisement

Estilo de vida

Além de ser importante para recordar dos bons momentos, ter uma memória afiada ajuda em diversas tarefas do dia a dia. Veja como turbinar essa capacidade

Receitas

Para festas juninas, aniversários ou qualquer outro evento, pequeno ou grande o arroz-doce com chocolate no copinho é uma opção saborosa

Receitas

Esta Panqueca caipira com recheio de pernil feita ao molho de tomate é uma delícia! Além disso, é muito fácil de fazer! Confira!

Receitas

Esta Batata gratinada com milho ao molho branco cremoso fica pronta em apenas meia hora! Clique e confira o modo de preparo!

Receitas

Aprenda esta receita de pão de chocolate trançado, que além de delicioso, vai surpreender toda sua família, pois fica incrível! Experimente ainda hoje!

Receitas

Aprenda esta receita de pão de torresmo, que fica uma delícia e com certeza vai agradar toda sua família. É muito prático de fazer, experimente!

Receitas

Aprenda a fazer uma receita de pãozinho de minuto, que além de ficar delicioso e muito fofinho, ainda fica pronto rapidinho, sem tempo de descanso!

Receitas

Clique e confira esta receita de Suflê de frango e milho com queijo parmesão. É uma opção fácil e suculenta que vai arrancar um mar de elogios!