Connect with us

O que você está procurando?

Para sua falta de sono ser considerada um distúrbio de insônia, são necessários exames clínicos. Confira como é feito o diagnóstico!
- Foto Shutterstock.com

Insônia: confira como é feito o diagnóstico do problema!

Para sua falta de sono ser considerada um distúrbio de insônia, são necessários exames clínicos. Confira como é feito o diagnóstico!

Constatar a insônia só é possível por meio de uma consulta clínica com um especialista em sonose (doença do sono), o que envolve análise do histórico do paciente, exames físicos e, em alguns casos, o exame complementar de Polissonografia, o exame do sono, afirma Lia Rita Azeredo Bittencourt, coordenadora clínica do Instituto do Sono de São Paulo. Porém, alguns indícios podem ajudar a identificar a pessoa que sofre com esse distúrbio. Conheça 5 deles.

mulher com os olhos arregalados

Foto Shutterstock.com

 

  1. A queixa principal é a dificuldade de iniciar e/ou manter o sono ou ainda sono não reparador, ao menos por um mês.
  2. O distúrbio do sono (ou a fadiga diurna associada ao mesmo) causa transtorno significante ou perda no desempenho profissional, intelectual e social.
  3. O transtorno do sono não ocorre no curso de narcolepsia (dificuldade para se manter acordado), apnéia, distúrbio de ritmo circadiano (descontrole do relógio biológico) ou parassonia (sonambulismo, falar durante o sono, bruxismo, etc.).
  4. O problema não ocorre por causa de depressão ou ansiedade generalizada.
  5. O transtorno não é conseqüência do efeito de medicações ou substâncias, nem de doenças clínicas.

 

ELE NÃO SE ADAPTA!

Quem pensa que passado algum tempo o organismo se acostuma com a falta de sono está enganado. “O organismo acaba percebendo menos os efeitos das dificuldades cognitivas porém todo o efeito crônico continua acontecendo com seus riscos e danos”, explica Anna Karla Smith, neurologista especializada em Medicina do Sono. Por isso, é preciso buscar ajuda para solucionar o problema o quanto antes.

Leia também:

 

Consultoria Lia Rita Azeredo Bittencourt, coordenadora clínica do Instituto do Sono de São Paulo; Anna Karla Smith, neurologista especializada em Medicina do Sono

Advertisement

Estilo de vida

Defendida por alguns e atacada por outros, a realidade é que muito do que se consome vem da soja. Mas, afinal, ela faz bem ou não?

Estilo de vida

Os legumes devem ser consumidos diariamente. Se você ainda não tem o hábito de ingerir, confira 5 dicas para incluí-los de vez na sua alimentação!

Estilo de vida

A obesidade pode induzir ao aparecimento de outras doenças. Confira algumas dessas doenças que podem surgir quando você está acima do peso!

Estilo de vida

As saladas são indispensáveis no cardápio de quem busca melhorar a qualidade da alimentação. Elas dão ao organismo todos os nutrientes precisos. Confira!

Estilo de vida

O inchaço também pode aumentar os ponteiros da balança, além de causar desconfortos no organismo. Deseja acabar de vez com ele? Então siga essas 8 dicas!

Estilo de vida

Existem muitas afirmações sobre o AVC, mas como saber o que é verdadeiro ou falso? Confira 5 mitos e verdades sobre o tema e tire suas dúvidas!

Estilo de vida

Os sintomas do AVC podem ser confundidos com outros problemas, como uma forte dor de cabeça sem motivos sérios. Por isso, é importante ficar atenta!

Estilo de vida

Para obter benefícios no consumo dos peixes, preste atenção no modo de preparo. Por isso, veja algumas dicas que vão te ajudar!