Inibidores de apetite: escolha os alimentos certos e emagreça!

12 truques saudáveis, incluindo os alimentos inibidores de apetite e mudanças de hábitos - que ajudam você a emagrecer sem passar fome!

- Foto: iStock.com/Getty Images

Para vencer a guerra contra os ponteiros da balança, não basta apenas ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos. Se você não souber driblar a vontade de comer fora de hora, de nada vai valer seu esforço em busca do corpo perfeito. Com mudanças no dia a dia e a ingestão de alimentos inibidores de apetite, é possível enganar esse vilão e emagrecer de uma vez.

pote de oleaginosas, castanha-de-caju, castanha do pará: inibidores de apetite

Foto: iStock.com/Getty Images

Inclua os alimentos inibidores de apetite no prato

Consuma mais fibras. Elas preenchem o estômago e não deixam você sentir fome exagerada. Essas substâncias são encontradas em alimentos integrais, frutas, cereais e leguminosas.

• As proteínas presentes na carne magra, feijão, ovos e peixes também são alimentos inibidores de apetite, ou seja, diminuem a vontade de procurar alimentos para beliscar durante o dia.

• Nos intervalos das principais refeições, aposte em frutas inibidoras de apetite como melão, melancia, banana, abacate, abacaxi ou uva. Só fique atenta à quantidade para não prejudicar sua dieta.

Começar o almoço e o jantar pela salada, principalmente de folhas verdes, impede que você exagere nos demais alimentos, pois mantém a fome controlada.

Dois copos (400ml) de água 30 minutos antes das refeições ajuda a perder peso e prolonga a sensação de saciedade.

• No lanche da manhã, consuma um punhado de mix de castanhas e nozes. Esses alimentos, além de garantirem uma boa quantidade de gordura saudável ao organismo, forçam uma mastigação intensa, fazendo com que o cérebro sinalize a saciedade.

Comece a ter novos hábitos diários

• Procure dormir 8 horas. Uma boa noite de sono controla o nível de ansiedade e promove bem-estar ao organismo.

Mastigue devagar os alimentos. Ao comer pausadamente, a fome é melhor controlada, fazendo com que você consuma menos comida.

• Não pule nenhuma refeição achando que vai emagrecer. O ideal é comer a cada 3 horas. Dessa forma, o metabolismo se mantém acelerado e seu estômago não fica vazio por muito tempo.

Não desconte suas emoções na comida. Quando perceber que está ansiosa, aflita ou triste, desvie sua atenção para alguma atividade que lhe dê prazer.

Aprenda a diferenciar fome e vontade de comer. Em linhas gerais, a pessoa começa a ficar com estômago vazio cerca de 2 a 3 horas depois de se alimentar. Antes disso, atacar a geladeira pode ser considerada uma atitude impulsiva!

Os fitoterápicos são uma maneira saudável de ajudar no controle do apetite, desde que indicados por um médico. Entre os mais conhecidos estão: Caseolamina, Citrus aurantium, Porangaba e Ágar-ágar.

LEIA TAMBÉM

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Edson Credidio, nutrólogo e membro da Internacional Colleges for the Advancemente of Nutrition, dos Estados Unidos; Rebeca Benares, nutricionista de Itaipava (RJ); Victoria Barrichello, nutricionista de São Paulo (SP), Waldinez Stanula Nogueira, nutricionista de Curitiba (PR); Heloísa Rocha, médica ortomolecular do Rio de Janeiro (RJ); Claudia Mores, nutricionista do Rio de Janeiro (RJ)

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência