Inhame é indicado para controlar o diabetes

O inhame não eleva a taxa de glicose de uma vez, sendo considerado um alimento de baixo índice glicêmico. Portanto, ele é ideal para controlar o diabetes

None
FOTO: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/10/2016 às 18:51
Atualizado às 11:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem tem diabetes sabe o cuidado necessário para manter a taxa de açúcar no sangue controlada. Entre os tubérculos, todo cuidado é pouco, por serem grandes fontes de carboidrato. Mas nem todos são vilões no cardápio dos diabéticos. Além da batata-doce, o inhame não eleva a taxa de glicose de uma vez, sendo considerado um alimento de baixo índice glicêmico. Ou seja, em um cardápio balanceado, ele pode ser um ótimo aliado de quem possui diabetes. Aproveite!

cesta-madeira-inhame

FOTO: Shutterstock

Inhame no prato, já!

Entre as principais propriedades do alimento está a ação antioxidante, importante para reduzir os impactos causados pela hiperglicemia – quando o organismo está com excesso de açúcar no sangue. O alimento ainda possui um fito-hormônio chamado diosgenina, que ajuda a eliminar o colesterol ruim (LDL) do corpo, e também é importante para mulheres que estão na menopausa. Incluir o inhame no prato e manter uma alimentação equilibrada e sem excessos, além de auxiliar em quadros de diabetes, contribui para evitar a obesidade e o pré-diabetes.

inhame-cortado

FOTO: iStock e Getty Images

Sugestão de consumo!

Para aproveitar os benefícios do inhame, a nutricionista Flavia Salvitti indicou 4 formas ideais:

*Cru e na salada: depois de ralar o inhame, coloque sal marinho e limão ou um pouco de molho de soja light. “Talvez faça as mãos coçarem na hora de descascar. É recomendado passar um pouco de óleo ou lavar com água bem salgada”, recomenda.

*Amassado e como purê: após cozinhar os inhames no vapor ou água, solte a casca e amasse. Adicione margarina light e sal marinho e misture bem.

*Batido no suco: descasque o inhame e corte em rodelas. Coloque no liquidificador um inhame cru e um copo de leite.

*Engrossando o caldo: cozinhe um ou dois inhames com feijão até desmanchar.

Consultoria Flavia Salvitti, nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.