ESTILO DE VIDA

Confira 5 livros que trazem informações sobre o Alzheimer

Histórias marcantes que reúnem vivencias e pesquisas sobre o Alzheimer, um distúrbio degenerativo e progressivo. Confira mais informações sobre o Alzheimer

None
É sempre importante procurar informações sobre o Alzheimer. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/07/2017 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O Alzheimer é uma doença neurológica e degenerativa, ou seja, que leva a um declínio psicológico progressivo. Essa queda de atividade atinge tanto as categorias cognitiva, quanto comportamental e até motora. O paciente começa a encontrar dificuldade em guardar novas memórias. Lembra-se do passado, mas esquece coisas do dia a dia. Depois esse esquecimento vai evoluindo para uma desorientação espacial e temporal. Perde-se em lugares conhecidos e já não reconhece mais as pessoas com que convive. Quando chega-se em um estágio mais avançado, os sintomas motores começam a aparecer, como a falta de equilíbrio, coordenação e força motora. Como trata-se de um distúrbio sem cura, os tratamentos podem apenas retardar o avanço da doença, tentando melhorar a qualidade de vida do paciente. Para ilustrar melhor sobre o caso, separamos 5 livros que tem a doença como fio condutor da narrativa e trazem mais informações sobre o Alzheimer.

100 Dicas Simples para Prevenir o Alzheimer e a Perda de Memória (Jean Carper)

O autor reúne 100 dicas que devem ser seguidas para prevenir o aparecimento da doença. São conselhos baseados em pesquisas e descobertas científicas sobre o Alzheimer. O objetivo é saber o que fazer enquanto a cura do transtorno não é descoberta. São dicas para prevenir o surgimento da patologia.

100 Dicas Simples para Prevenir o Alzheimer e a Perda de Memória

100 Dicas Simples para Prevenir o Alzheimer e a Perda de Memória. FOTO: Internet

Doença de Alzheimer – O Guia Completo (Judes Poirier)

Trata-se de um guia geral sobre o assunto, que pauta assuntos como tratamentos, sintomas, prevenção e hábitos que podem adiar o aparecimento da doença. Também aborda pesquisas científicas sobre as possíveis causas do distúrbio e traz mais informações sobre o Alzheimer.

Doença de Alzheimer - O Guia Completo.

Doença de Alzheimer – O Guia Completo. FOTO: Internet

Ausência (Flavia Cristina Simonelli)

O romance mostra o encontro entre o neuropsiquiatra Daniel; Ervin de Apolinário, um professor universitário que descobre estar com Alzheimer e sua filha, a psicóloga Natasha. O livro destaca os diversos aspectos afetados pela doença: os familiares, o paciente e a equipe médica. A história acompanha o desenvolvimento da doença de Ervin, que vê-se perdendo todas as memórias. Como continuar a viver sem lembrar-se de quem é?

Livro Ausência.

Livro Ausência. FOTO: Internet

Para Sempre Alice (Lisa Genoveva)

O livro que deu origem ao filme de mesmo nome, conta a história de Alice Rowland, linguista brilhante que começa a apresentar os sintomas da doença de forma precoce, aos 50 anos de idade. Depois do diagnóstico vem o desafio de encarar a realidade e tentar compreender as mudanças que virão com isso.

Para Sempre Alice

Para Sempre Alice. FOTO: Internet

Onde Estou? (Darcy Brito)

Avani, protagonista do livro, tem dificuldade para lembrar coisas do dia a dia. Tem medo de desenvolver o tão aterrorizante Alzheimer. Seriam o esquecimentos de Avani apenas pequenos lapsos de memória decorrentes da rotina agitada? Ou então sinais da doença degenerativa?

Livro Onde Estou?

Livro Onde Estou? FOTO: Internet

Texto: Michele Custódio/Colaboradora | Fonte: Alzheimer360

LEIA MAIS: