Inchaço: veja de quais doenças ele é um sintoma

Sabia que, assim como a tosse contínua pode significar uma gripe, o inchaço também pode ter como causa algum tipo de doença?

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/11/2016 às 13:55
Atualizado às 11:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Assim como a tosse contínua pode significar uma gripe ou até mesmo uma bronquite, o inchaço também pode ter como causa algum tipo de doença. Exatamente por isso, é fundamental ficar atento aos edemas e procurar um médico para descobrir o motivo de seu aparecimento. A seguir você conhece alguns problemas de saúde que apresentam o inchaço como sintoma recorrente:

como-combater-inchaço-barriga-chapada

FOTO: Shutterstock

Insuficiência cardíaca

Pessoas que sofrem com doenças do coração costumam ter quadro de retenção de água e de sódio, além de uma ação anormal dos hormônios. Em decorrência disso, o inchaço pode aparecer. Normalmente, os edemas afetam as duas pernas e avançam até os tornozelos e as coxas, chegando à região genital e à parede do abdome. Nesse tipo de problema, os pacientes são tratados com base em uma dieta restrita de líquidos e alimentos com sal, além de ser indicado o consumo de medicamentos específicos para melhorar o funcionamento cardíaco.

Infecção

Você já acordou e percebeu que seus olhos estavam grudados e inchados? Esses sintomas são clássicos da conjuntivite, doença que pode gerar um edema no rosto. A boa notícia é que, apesar da dor, ela pode ser tratada facilmente, desde que a pessoa busque ajuda médica. Além disso, também é possível que o inchaço ocorra em decorrência de reações alérgicas, seja alimentar ou devido ao uso de medicamentos, por exemplo. Nesse caso, é essencial buscar ajuda médica para evitar que esse quadro se transforme em um choque anafilático.

Cirrose hepática

Quando as proteínas produzidas pelo fígado são encontradas em pouca quantidade no corpo, é possível que essa doença apareça. A partir do momento em que há a carência dessa substância, o organismo não consegue mais manter a água dentro dos vasos e ela se espalha pelos tecidos, caracterizando o edema. Para tratar esse problema, é necessário fazer a reposição das proteínas, como a albumina do plasma, e a ingestão de diuréticos.

como-combater-inchaço-barriga-chapada

FOTO: Shutterstock

Doença celíaca

É uma doença autoimune que atinge o intestino delgado, causando inflamação crônica. “Acontece uma reação intestinal quando entra em contato com uma proteína presente no glúten”, esclarece a endocrinologista Lúcia Flávia Carpilovsky. Ela pode se manifestar de forma grave, moderada ou leve, sendo que os sintomas principais são diarreia clara e fétida, dor abdominal e inchaço. Além disso, também pode haver períodos de obstipação intestinal e cansaço. Para evitar que esse problema se desenvolva, as pessoas que são intolerantes ou alérgicas ao glúten não devem consumir produtos com essa substância, como pães, bolos e bebidas como cerveja.

Cisto no ovário

Os cistos nada mais são do que uma bolha com acúmulo de líquidos no ovário, sendo que, geralmente, são benignos e desaparecem sozinhos. O problema surge quando ocorre o crescimento do cisto, podendo causar inchaço na barriga, sensação de peso e dores. O tratamento pode variar de paciente para paciente, mas o indicado é que haja o monitoramento com ultrassom.

Lesões

Ao sofrer um trauma em qualquer parte do corpo, é normal haver o inchaço. Portanto, caso a pessoa tenha batido o rosto, a mão, a perna ou qualquer outra região, é possível que fique inchado e até mesmo dolorido. Nesse caso, a ajuda médica é ideal para encontrar o medicamento capaz de contribuir para amenizar a dor e o edema.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.