Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda como a dor nos pés e o inchaço estão ligados ao trabalho
Entenda como a dor nos pés e o inchaço estão ligados ao trabalho - Shutterstock

Estilo de Vida

Inchaço ou dor nos pés: saiba como evitar após o trabalho

Estudo indica que a maioria dos adultos sofre com problemas nos pés no final do dia, como dor ou inchaço; entenda

Você muitas vezes chega em casa do trabalho no fim do dia com inchaço ou dor nos pés? Pois saiba que você não é o único. Cerca de 75% da população relata inchaço com frequência, segundo o estudo “O trabalho e a relação com os pés, tornozelos e joelhos”.

A pesquisa, realizada pela empresa Pés Sem Dor com participação de 2940 pessoas de todo o Brasil, demonstra que grande parte desses problemas está ligada às condições e formas de trabalho. Por isso, é importante analisar o seu dia a dia e tentar amenizar o esforço que ele demanda dos seus pés.

Quando isso não é feito, o problema pode evoluir e se tornar bem mais complicado. É extremamente importante consultar um profissional se inchaço e dor nos pés aparecerem com frequência na sua rotina, já que esses sintomas podem ser sinais de condições como fascite plantar, esporão de calcâneo e joanetes.

Trabalho x Saúde dos pés

A vida moderna exige muito do corpo humano, especialmente dos pés, que suportam todo o peso enquanto se desempenha as atividades diárias. Existem vários motivos pelos quais o trabalho é um grande fator para o surgimento de inchaço e dor nos pés.

O primeiro deles é que uma parte considerável das pessoas que trabalham fica em média 4 ou 5 horas de pé ou andando durante o dia, seja no emprego ou se deslocando. Isso coloca uma grande pressão e peso sobre os pés, que acabam sobrecarregados. Nesse sentido, é bom fazer pausas regulares ao longo do dia.

Ademais, há a questão dos calçados escolhidos para sair de casa, principalmente para as mulheres. Sapatos com salto médio/alto, com bico de aço ou sapatilhas geram calos, inchaços e dores quando usados por longos períodos. O alerta maior fica para as sapatilhas, que são as mais usadas por 31% das entrevistadas da pesquisa. Nesse caso, prefira o tênis.

Também é importante considerar que muitas pessoas que já sentem problemas na saúde dos pés não cuidam disso da forma correta. Apenas 7% dos indivíduos com inchaços frequentes usam meias compressivas, por exemplo. É preciso sempre seguir as recomendações médicas, que podem incluir medicamentos, cirurgias e o uso de palmilhas sob medida.

Palmilhas sob medida

Usar palmilhas ortopédicas sob medida é uma das formas mais eficazes de corrigir as alterações e eliminar a dor nos pés, se adaptando perfeitamente à estrutura de cada indivíduo,

Elas oferecem suporte e amortecimento nas áreas certas, melhorando a distribuição do peso corporal e reduzindo a pressão em pontos de alta tensão. Isso não apenas alivia as dores imediatas, mas também contribui para a correção de desalinhamentos e prevenção de futuras lesões.

Mais notícias como essa

Saúde

Muitas pessoas acreditam em mitos sobre a dengue e, por isso, acabam não se protegendo da forma correta contra o Aedes aegypti

Receitas

Saiba como fazer um quiabo perfeito, sem baba e sequinho, para preparar uma receita deliciosa com carne moída

Pets

Veterinária explica por que doenças parasitárias em pets são mais comuns no verão, quais são elas e como prevenir e tratar

Finanças e Empreendedorismo

Especialista comenta quais são os aparelhos “gastões” e explica truques para diminuir a conta de energia da sua casa