Inchaço: saiba suas causas e aprenda a se livrar desse incômodo

Se o inchaço é algo comum no seu dia a dia, é bom se atentar. Ele pode ser causado por algum mal funcionamento no rim.

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/10/2016 às 11:52
Atualizado às 11:50

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Após um longo dia de trabalho ou estudo, é normal sofrer com pernas e pés inchados. Mas você sabe por que isso acontece? É devido ao acúmulo excessivo de líquidos entre as células do organismo. Quando esse líquido não é eliminado na urina, ocorre a sensação de que estamos com o corpo inflado, especialmente nas extremidades – pernas, pé e braços – barriga e mamas. Segundo a nutricionista clínica Marilize Tomanini, o desconforto é mais comum em mulheres no período pré-menstrual, época em que a retenção é resultado da alteração dos hormônios. Mas, quando o inchaço causa incômodo ou dor, o ideal é procurar um médico e fazer o diagnóstico correto. Confira outras dicas e dê adeus a esse desconforto!

Inchaço barriga como combater

Foto: Shutterstock

Quais as causas?

O inchaço pode ser causadopela variação da pressão sanguínea e também pela quantidade excessiva de proteínas e sais presentes no sangue. “As células ficam mais afastadas umas das outras e, consequentemente, o transporte e a difusão dos nutrientes para o espaço intersticial ficam prejudicados por terem que percorrer uma distância maior”, explica a nutricionista Lenita Borba.

Fatores como alimentação, estilo de vida e roupas apertadas demais também devem ser levados em conta. Sem contar que usar um visual desconfortável por um período prolongado pode colaborar com a sensação de inchaço ao final do dia. Inclusive, a mudança no clima e o excesso de calor colaboram para o edema, termo médico usado para caracterizar o inchaço, já que o aumento da temperatura provoca a dilatação dos vasos sanguíneos.

É preciso ter cuidado

Que a sensação de inchaço é incômoda, não é novidade. Afinal, quem gosta de não caber mais nas roupas, ter os anéis apertados nos dedos ou, ainda, ver que o ponteiro da balança subiu? Porém, a retenção de líquidos pode ser causada pelo mau funcionamento do rim. Nesse caso, o recomendado é procurar um médico especializado para ter o diagnóstico correto. Também é preciso ficar de olho quanto à ingestão ideal de líquidos por dia, sendo que o recomendado são 2l de água em média.

Livre-se do inchaço

“Para se livrar do inchaço, é necessária uma ingestão adequada de água diariamente, pois, quanto maior o seu consumo, melhor será a irrigação celular e mais efetivos se tornam os processos metabólicos, fatores que irão permitir a excreção adequada de líquidos e de toxinas”, Camila Bertho, nutricionista

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Camila Bertho, Lenita Borba e Marilize Tomanini, nutricionistas

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.