5 dicas simples para incentivar seu filho a comer melhor

Com paciência e criatividade incentive o seu filho a comer melhor e ter uma vida saudável. Confira 5 dicas simples para atrair a atenção das crianças!

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/02/2017 às 12:04
Atualizado às 13:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Estimular o seu filho a comer melhor pode não ser uma tarefa fácil, mas também não é algo impossível. Algumas soluções simples e eficazes podem auxiliar você nessa tarefa, como mudar a forma de apresentar o prato para as crianças ou pedir ajuda para montar o lanche da tarde. Pequenas mudanças na rotina, conquistam grandes resultados na vida dos pequenos!

Menina sorrindo comendo salada

Foto: iStock

Comer melhor não se trata apenas de acrescentar legumes e verduras no prato, trata-se também de atrair a atenção das crianças para as opções saudáveis e ensiná-las a importância da boa alimentação.

Entre os benefícios, estão a redução da compulsão alimentar e da obesidade infantil, e o combate a falta nutrientes essenciais.

Confira 5 dicas para incentivar seu filho a comer melhor:

1 – Inove
As crianças são motivadas através de desafios e novidades e na hora de comer não seria diferente. Evite o método de insistir e obrigar a criança a comer, opte por fazê-la se interessar por novos alimentos: conte uma história, deixe-o descobrir as novas possibilidades e acrescente, aos poucos, os novos alimentos.

2 – Façam refeições com toda a família
O hábito de sentar a mesa juntos e comer as refeições em família, aproxima as crianças de uma rotina saudável e as incentiva a se alimentar corretamente. Os pais são os modelos que elas irão seguir, portanto é reconfortante ter todos juntos!

Família comendo juntos na mesa sorrindo

Foto: iStock

4 – Evite lanches fora de hora
Controlar a vontade de doces e lanchinhos fora de hora das crianças é uma das tarefas mais difíceis, mas não é impossível. Comer fora de hora prejudica o apetite dos pequenos e tira o foco das principais refeições. Mas, não é preciso cortar totalmente os lanchinhos: ensine as crianças a controlar a quantidade e a hora em que irão consumir as merendinhas, como lanche da manhã ou da tarde.

3 – Faça um prato colorido
Para incentivá-los no dia a dia capriche na apresentação do prato. Lembre-se que um prato colorido atrai mais a atenção do que a combinação de todos os dias. Com pequenas alterações alguns dias da semana, você conquista grandes mudanças: grãos diferentes, legumes coloridos picadinhos e, ‘carinhas’ no prato. Eles irão adorar as novidades e a comida ganhará um novo significado.

Preparando lanches saudáveis com carinha

Foto: iStock

5 – Faça lanches saudáveis
Convide o pequeno para montar o próprio lanche: crianças adoram colocar a mão na massa e sentem prazer em montar um sanduíche ou fazer os próprios biscoitos. Peça ajudas simples, e cuidado com as crianças próximas a facas ou perto do fogão. Divirtam-se!

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.