ESTILO DE VIDA

Imunidade: será que só a vitamina C é suficiente para mantê-la alta?

Sozinha, a vitamina C não é capaz de proteger o organismo como um todo. Para isso é necessário manter uma dieta equilibrada e variada!

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/12/2016 às 13:31
Atualizado às 16:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ela desempenha um papel muito importante na imunidade, sendo popularmente conhecida por afastar as incômodas gripes e resfriados. Porém, assim como a falta pode ser prejudicial, o exagero também não é indicado. “O excesso, principalmente na forma de suplemento (doses maiores que 2g ao dia) pode levar a diarreia e maior prevalência de cálculos renais”, avisa a nutróloga Andrea Pereira.

imunidade-vitamina-laranja-alimentacao

Foto: iStock.com/Getty Images

Só a vitamina C basta?

O que deve ser observado, no entanto, é que sozinha, a vitamina C não protege o organismo como um todo. Para isso é necessário manter uma dieta equilibrada e rica em todos os nutrientes essenciais para a saúde, contidos nas mais variadas frutas, legumes e verduras. “O que se sabe é que a vitamina C tem papel importante no sistema imunológico, entretanto, não é o único nutriente fundamental. Então, pra quem tem uma deficiência de vitamina C o aumento do consumo vai fazer diferença, quem já está em equilíbrio com este nutriente, não vai perceber efeitos benéficos”, explica a nutricionista Barbara Rescalli Sanches.

Consultoria: Barbara Rescalli Sanches, nutricionista; Andrea Pereira, nutróloga

LEIA TAMBÉM