10 alimentos para ajudar na imunidade das gestantes

Na fase em que a mulher pode consumir poucos tipos de medicamento, investir em alternativas naturais é essencial para manter a imunidade na gravidez

None
Foto: Shutterstock

por Vítor Ferreira
Publicado em 12/05/2020 às 10:27
Atualizado às 10:27

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cuidar da saúde é uma necessidade fundamental em qualquer fase da vida, porém a atenção precisa ser redobrada sobre a imunidade na gravidez. Afinal, a cautela já não é destinada a apenas uma pessoa, mas, sim, duas, que dividem o mesmo espaço por algum tempo.

De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, o organismo da futura mamãe deve estar em pleno funcionamento, principalmente no último trimestre de gestação e logo após o parto, períodos em que a defesa do corpo diminui, ficando exposto a diversos patógenos.

E, mesmo diante de um quadro desregulado de hormônios, são poucos os remédios que a mulher pode tomar durante a gravidez. O que torna indispensável alternativas naturais, como a ingestão de nutrientes por meio de frutas, hortaliças e proteínas.

Saiba quais alimentos consumir para aumentar a imunidade na gravidez

Frutas cítricas

Elas são ricas em vitamina C, ajudando no aumento da produção das células de defesa no corpo. Dentre elas estão: limão, laranja, acerola e tangerina.

Cogumelo Shitake

Composto por uma substância chamada lentinana, responsável por auxiliar o sistema imunológico do corpo, prevenindo doenças e infecções.

Probióticos

Os alimentos probióticos, são compostos por colônias de bactérias benéficas que são ótimas para a saúde intestinal e na absorção de vitaminas e minerais.

Vegetais verdes-escuros

Ricos em vitaminas A, B12, B6 e metilfolato, estes vegetais também ajudam na manutenção da imunidade. Dentre eles estão: couve, agrião, espinafre e almeirão.

Iogurte natural

Um dos melhores alimentos para recompor as bactérias benéficas da flora intestinal, conhecidas pelo nome de probióticos. Também mantém o intestino saudável, potencializando sua capacidade de absorção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Água

Hidratação é essencial afinal, a água é responsável por transportar nutrientes, sais minerais e oxigênio para as células, além de ajudar a liberar toxinas.

Alho

Possui grande quantidade de alicina, além de vitaminas A e C, essenciais para o combate de infecções e o bom funcionamento do sistema imunológico.

Castanha do Pará

Rica em selênio, substância com grande poder antioxidante, capaz de neutralizar radicais livres presentes no organismo. Consequentemente melhora a imunidade e previne resfriados.

Batata Yacon

Repleta de potássio, vitamina C e frutooligossacarídeos (fibras prebióticas), essa batata é excelente para o bom funcionamento da flora intestinal e prevenção do diabetes tipo II.

Cebola

Apresenta em sua composição uma substância chamada quercetina, que tem forte ação no aumento da imunidade na gravidez, prevenindo a mulher de doenças virais e alérgicas.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.