ESTILO DE VIDA

Imunidade alta: 5 dicas para fortalecer o organismo

Seus hábitos influenciam sua imunidade, por isso é fundamental manter uma rotina saudável. Que tal conferir 5 dicas para blindar o organismo? Confira!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/09/2016 às 20:54
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com a imunidade alta, o organismo tem forças para reagir contra os agentes infecciosos que tentam invadir o organismo. “Entre esses agentes estão vírus, bactérias, fungos e parasitas. O sistema precisa diferenciar as células do próprio organismo, ou seja, tecido saudável, dos organismos infecciosos e das células tumorais”, afirma Alexandre Fortini. E quem comanda o sistema imunológico é você! Seus hábitos são os responsáveis pela queda ou aumento da imunidade, por isso é fundamental manter uma rotina saudável. Que tal conferir 5 dicas para blindar o organismo? Confira!

mulher na praia feliz

Foto Shutterstock.com

1. Alimente-se bem

Aposte em refeições diversificadas, com vegetais, frutas, grãos e proteínas no almoço e jantar. No café da manhã, tome leite com menos gordura. Diminua a quantia de sal e tome água ao invés de bebidas doces.

2. Durma bem

Sem o devido descanso, o sistema imune não responde adequadamente, deixando o organismo vulnerável a agentes infecciosos

3. Controle as emoções

“O estresse constante e prolongado reduz a resposta do sistema imunológico, devido à sua frequente ativação pelo sistema nervoso. O complexo imune diminui o grau de resposta quando é constantemente ativado”, avisa Alexandre Fortini, patologista. Reações desencadeadas pelo estresse também diminuem a imunidade.

Leita também:

4. Não se automedique

Usar antibióticos sem orientação médica pode alterar o equilíbrio intestinal, facilitando o aparecimento de fungos e infecções. Já os remédios para combater sintomas da gripe, como a coriza, secam o muco respiratório, o que tende a prejudicar os mecanismos naturais de defesa.

5. Não esqueça da higiene

Em especial nos períodos de surto de gripe, é fundamental lavar as mãos com frequência. “O hábito de colocar a mão no rosto facilita a introdução de agentes infecciosos por meio das mucosas da boca, nariz e olhos”, justifica o médico. O cuidado deve ser ainda maior antes de preparar a comida ou se alimentar.

Consultoria Alexandre Fortini, patologista