ESTILO DE VIDA

Aprendizado: por que é importante incentivar desde sempre?

O aprendizado é facilitado na infância pela curiosidade cada vez maior. Por isso, é nessa fase que as crianças devem ser mais estimuladas a aprender

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/08/2016 às 19:07
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para que essa sede pelo novo seja insaciável, precisamos ter o aprendizado estimulado desde crianças. “Aprender é um ato de curiosidade, e é na infância que esse gosto começa a desabrochar.

O primeiro estímulo para aprender deve surgir em casa. Uma criança que é estimulada no próprio lar vai para a escola com um arsenal de informações e uma fome por mais descobertas”, comenta Evelyn Cordeiro, desenvolvedora de metodologia de aprendizagem.

mãe estimulando aprendizado.jpg

FOTO: iStock.com/Getty Images

Evelyn também cita a importância do constante incentivo nessa busca pelo aprendizado. “Os pais devem estimular intensamente o hábito de aprender coisas novas e, mais do que isso, de contextualizar tudo. Assim, as informações são relacionadas com a realidade e passam a fazer sentido”, complementa.

Aprendizado por meio de outros idiomas

Para algumas pessoas, aprender um idioma diferente é uma batalha difícil de ser vencida. Principalmente quando se vê grande parte das crianças aprendendo e praticando outras línguas com a maior naturalidade. Mas por que isso acontece? “As crianças têm a mente mais desprendida de obrigações e problemas. Logo, para elas, aprender um outro idioma seria como uma nova atividade de linguagem além do ensino da língua materna. O cérebro delas está mais aberto para a influência ambiental diante de suas habilidades cognitivas”, explica a psicopedagoga Carla Rodrigues.

Além disso, o próprio instinto infantil leva os pequenos a buscarem algo diferente. “As crianças são mais atraídas por novidades e desafios, como uma espécie de brincadeira. Aliado a isso, está o fato de que o cérebro delas possui mais ‘espaço’ a ser preenchido, o que é perfeito para um processo de aprendizagem”, complementa Evelyn Cordeiro.

Leia também!

7 dicas para aprender cada vez melhor

Aprenda com os gênios: Steve Jobs

Para aprender melhor: atividade física

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Marcelo Ricciardi e Vitor Manfio/Colaboradores

Consultorias: Carla Rodrigues Luiz, pós-graduada no curso de especialização em psicopedagogia pelo Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Difusão Cultural Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP); Evelyn Cordeiro é cofundadora do Grupo EP Business e desenvolveu a metodologia de aprendizagem da escola de profissionais Vibe Campus