Saiba qual a importância de manter os níveis de colesterol controlados!

Saiba qual é a função, onde é produzido e quais são os níveis de colesterol adequados para ter mais saúde no seu dia a dia.

None
Manter os níveis de colesterol sob controle é a maneira de prevenir problemas ciruclatórios como infarto e derrames. FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/03/2017 às 08:05
Atualizado às 13:35

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

HDL, LDL, VLDL… são tantos nomes diferentes que na hora do check up fica difícil entender o que todas essas siglas significam. O que muitos não sabem é que elas estão relacionadas aos níveis de colesterol presentes no organismo. Geralmente visto somente como vilão, ele desempenha várias funções no corpo. “O colesterol é uma composição de hormônios que atua na cicatrização e em reservas energéticas, formando uma camada gordurosa”, esclarece o cardiologista Américo Tângari Júnior.

Níveis de colesterol devem ser acompanhados anualmente por meio dos check ups

Manter os níveis de colesterol sob controle é a maneira de prevenir problemas circulatórios como infarto e derrames. FOTO: Shutterstock.com

Onde é encontrado?

Produzido pelo fígado, o colesterol é considerado um lipídio (gordura) responsável pela produção de vitamina D no organismo. No entanto, quando em excesso, ele pode se tornar prejudicial à saúde, contribuindo para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

Consequências

Quando os níveis de colesterol estão desregulados, vários problemas podem surgir. “A principal consequência do colesterol total elevado é a aterosclerose, doença que atinge o leito arterial. É basicamente a formação de placas de gordura nas artérias, que desencadeiam infartos e AVCs, principalmente”, revela o cardiologista Christiano Roberto Barros.

A influência da alimentação

Além de ser produzido pelo fígado, o colesterol pode provir da alimentação. Carnes, aves, peixes, leite e queijos, alimentos de origem animal, são fontes de colesterol. Outros alimentos que contêm grande quantidade da gordura são os industrializados, tais como biscoitos, bolos, tortas, sorvetes, pães, entre outros. Portanto, é preciso ter cautela na hora de consumi-los. Enquanto existem alimentos queaumentam os níveis de colesterol, há outros que são aliados da boa saúde. ” “O consumo dos ricos em fibras ajuda a diminuir o colesterol, além de melhorar a função intestinal”, explica a nutricionista Patrícia Davidson.

Níveis ideais

Para manter a saúde e não correr o risco de desenvolver os problemas citados acima, o ideal é preservar os níveis de colesterol dentro dos padrões recomendados. Para medi-los, é necessária a realização de um exame de sangue. O uso de alguma medicação também precisa ser relatado.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Américo Tângari Júnior e Christiano Roberto Barros, cardiologistas; Patrícia Davison nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.