A importância das meias ao utilizar um calçado

Usar meias adequadas ajuda a ter mais conforto e evitar danos aos pés. Veja quais os outros benefícios ao utilizar essa peça tão importante

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/08/2016 às 19:14
Atualizado às 11:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já parou para pensar na importância daquela pequena peça do vestuário que é guardada enroladinha na gaveta? No senso comum, as meias servem para esquentar os pés, evitar mau cheiro, absorver o suor ou até prevenir a formação de bolhas. Contudo, seriam essas as únicas funções dessas, na maior parte das vezes, peças branquinhas?

A escolha das meias

Para não desenvolver chulé, bolhas, frieiras e outros problemas, o ideal, segundo o dermatologista Murilo Drummond, é conservar o tênis em um lugar arejado, seco e evitar repetir o mesmo calçado por vários dias seguidos. O especialista aconselha a “nunca usar o tênis sem meia”. Além disso, para atividades físicas mais leves, “elas devem ser, preferencialmente, 100% algodão e cobrir todo o pé, até a altura do tornozelo, aproximadamente”, recomenda.

No entanto, para corredores que fazem treinos diários, o ideal é que a peça tenha uma alta porcentagem de poliamida na sua composição, pois o tecido elástico irá se adaptar melhor ao formato do pé, tornando a meia mais anatômica e prevenindo a formação de bolhas.

meias-importancia

Foto: Shutterstock Images

Pés saudáveis

“Manter os pés secos e limpos ajuda a evitar a proliferação de fungos e bactérias, que são os causadores de odores fétidos e descamações, conhecidos como ‘pé de atleta’”, revela a dermatologista Danielle Medeiros. De acordo com a especialista, não existe um tempo máximo para a utilização das meias, já que a transpiração dos pés varia entre cada indivíduo. “Contudo, manter os pés secos e longe de umidade preserva a pele, evitando infecções”, explica Medeiros. Por isso, manter as meias secas também evita que doenças se proliferem.

Saiba mais!

Saiba como conservar seus tênis sempre limpos

Descubra qual o melhor tipo de tênis para você

Correr faz bem para o cérebro e o corpo
Consultoria: Danielle Medeiros, dermatologista do Hospital Badim (RJ); Murilo Drummond, dermatologista, professor do Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas (RS) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Texto: Érica Aguiar – Edição: Natália Negretti

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.