ESTILO DE VIDA

Inovar: veja a importância da criatividade no seu dia a dia

Em um mundo onde as pessoas já inventaram de tudo, saber inovar é uma característica cada vez mais exigida no dia a dia do mercado de trabalho

None
Use o cérebro a seu favor. Apesar de involuntários, os pensamentos negativos são grandes combustíveis para as crises de pânico. É comum, durante o momento de desespero, repetir pensamentos trágicos, associados ao medo, o que só acentuará a sensação. Por...

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/01/2017 às 09:52
Atualizado às 12:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Geralmente, não damos muita importância a uma característica extremamente importante dos seres humanos: a criatividade. Diferentemente do que pensamos – ou somos induzidos a pensar –, a capacidade de inovar não está restrita aos Steve Jobs da vida.

Você pode até não perceber a importância da criatividade no seu dia a dia, mas, com toda a certeza, precisará dela quando um complicado problema demandar uma solução, digamos, um tanto diferente. Ela fará você enxergar oportunidade no lugar da dificuldade, inspirar-se nas horas menos esperadas, sonhar acordado a ponto de se sentir no mundo da lua e, por fim, ser capaz de inovar.

mulherm pensando caderno caneta inovar

FOTO: Shutterstock.com

“Eu a defino como habilidade nata de adaptação. Somos seres adaptáveis e nos ajustamos às novas formas de ser e de agir a cada época, faixa etária e conhecimentos obtidos por meio das experiências vivenciadas”, aponta o neurolinguista e especialista em neuroaprendizagem Victor Patrick.

Inovar no ambiente profissional

Ser criativo, propor soluções originais, apresentar novos projetos e aprimorar a realização de tarefas são atitudes muito valorizadas no mercado de trabalho. Uma pesquisa realizada pela empresa americana IBM consultou mais de 800 CEOs – sigla em inglês do termo Chief Executive Officer, ou seja, o maior cargo de uma hierarquia operacional – em 60 países. O estudo mostrou que a característica mais procurada pelas organizações em funções de liderança é a criatividade.

Além das dicas para desenvolver a criatividade no dia a dia, existem iniciativas que podem ser particularmente úteis no trabalho. De acordo com o coach de carreiras e professor André Luiz Dametto, perceber e observar a realidade, identificando oportunidades de melhoria nos produtos, processos, formas de gestão ou modelos de negócios, é o primeiro passo.

“Em seguida, está a disposição de dialogar sobre estas oportunidades com quem tem chances de somar, seja investindo na ideia ou ajudando a aprimorá-la. A próxima etapa é a prototipagem, aceitando versões ‘beta’ imperfeitas. O perfeccionismo e a procrastinação são grandes ofensores da criatividade no cotidiano”, finaliza o profissional.

LEIA TAMBÉM

Texto: Augusto Biason e Érika Alfaro/Colaboradores – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Victor Santos e Natália Negretti – Consultorias: André Luiz Dametto, coach de carreiras e professor do MBA de Gestão Estratégica de Pessoas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Victor Patrick S. Teixeira, neurolinguista e especialista em neuroaprendizagem