ESTILO DE VIDA

Descubra qual é a importância da saliva para saúde!

Você sabia que a saliva é essencial para eliminar as partículas dos alimentos da boca e, assim, prevenir cáries e infecções?

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/10/2016 às 12:19
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muita gente não sabe, mas a saliva é responsável por ajudar a eliminar as partículas dos alimentos, assim como ajuda a prevenir as cáries e infecções ao eliminar a placa por lavagem e impedir que as bactérias causadoras de doenças se acumulem nos dentes e nas gengivas. De acordo com o odontólogo e vice-presidente da Ortoplan – Especialidades Odontológicas, Alessandro Schwertner, a maioria das pessoas não pensa na umidade da boca até que ela fique seca. “Porém, há diversas condições patológicas que podem causar boca seca, também denominada xerostomia”, explica o profissional, que listou alguns problemas de saúde que podem ocasionar boca seca.

mulher segurando escova de dente

FOTO: Shutterstock

Tratamentos de câncer

Pessoas com qualquer tipo de câncer na cabeça ou no pescoço que recebem radioterapia estão sujeitas à boca seca como um efeito secundário comum. Alguns medicamentos usados para tratar câncer de qualquer parte do organismo também podem causar boca seca.

Medicamentos sob prescrição

Certos medicamentos de uso comum, inclusive antidepressivos e anti-hipertensivos, podem contribuir para o aparecimento da secura de boca. Nestes casos é importante ser bastante cuidadoso com a escovação dos dentes e o uso adequado de fio dental.

Dano nos nervos

alguns tipos de lesões na cabeça ou no pescoço podem danificar os nervos específicos que estimulam a produção de saliva pelas glândulas salivais.

Doença crônica

O diabetes, HIV/AIDS e a doença de Parkinson estão entre as enfermidades que podem contribuir com a secura de boca crônica.

Leia mais: