ESTILO DE VIDA

A importância da educação para a aprendizagem infantil

É inegável que a escola tenha um papel fundamental no desenvolvimento da pessoa. Entenda como a educação beneficia o aprendizado infantil

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/08/2016 às 19:10
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além do ambiente familiar, a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, já que é o universo em que as crianças passarão grande parte da infância. “Todo o conhecimento construído na educação infantil é assimilado com muito mais facilidade, pois os alunos aprendem de maneira prazerosa, divertida e nem percebem que estão adquirindo novos conhecimentos”, descreve a pedagoga Rosângela Hasegawa.

De acordo com a especialista, isso se dá pelo convívio e, principalmente, pelas experiências vividas nessa fase. “A rotina escolar é sempre cheia de novidades, brincadeiras, explorações, vivências e pesquisas, que apresentam um novo mundo às crianças. Desta forma, elas aprendem brincando e obtêm grandes conquistas e avanços”, destaca Rosângela.

criança lendo - educação

FOTO: Shutterstock Images

Educação: teoria vs. prática

No decorrer do processo de aprendizagem, diversas ferramentas podem contribuir. Talvez, o grande questionamento que cerca esse assunto seja sobre a divergência (ou relação) entre teoria e prática. “Sem dúvida, a melhor maneira de se aprender é praticando a teoria, transformando informação em conhecimento e conhecimento em experiência”, aponta Evelyn Cordeiro, desenvolvedora de metodologia de aprendizagem.

A psicopedagoga Carla Rodrigues afirma que a interação entre ambas promove mais chances de desenvolver a aprendizagem. “Quanto maior o conhecimento prévio e o estímulo adquirido, mais eficaz o processo se torna. Um exemplo são as escolas de ensino médio que oferecem o curso técnico; elas incentivam a prática de estágio, pois a aprendizagem torna-se significativa quando ocorre a junção de teoria e prática associada às interações sociais”, exemplifica.

Rosângela explica que, na escola, essa relação deve ser cada vez mais utilizada, pois, ao obter referências reais, a criança aprende o conteúdo de uma maneira relevante e dificilmente irá esquecê-lo.

Leia também!

Brincadeiras para crianças com dislexia

4 aplicativos infantis para seu filho aprender jogando

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Marcelo Ricciardi e Vitor Manfio/Colaboradores

Consultorias: Carla Rodrigues Luiz, pós-graduada no curso de especialização em psicopedagogia pelo Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Difusão Cultural Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP); Evelyn Cordeiro é cofundadora do Grupo EP Business e desenvolveu a metodologia de aprendizagem da escola de profissionais Vibe Campus; Rosângela Hasegawa, pedagoga e diretora do Colégio Evolve – Berçário e Educação Infantil, em São Paulo (SP)