A importância das cores dos alimentos para a sua saúde!

O ideal é ter, no mínimo, três cores diferentes no prato! Descubra os nutrientes e benefícios que estão escondidos em cada uma das principais cores!

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/11/2016 às 12:16
Atualizado às 11:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já parou para pensar por que existem alimentos com diferentes cores? O pigmento das frutas, legumes, grãos e outros alimentos indica a presença de determinadas substâncias. Assim, só pela tonalidade, é possível saber o que aquele alimento fornece de benefícios – ou malefícios – à saúde. “Quanto mais cor houver no prato, maior será a quantidade de substâncias que neutralizam e/ou combatem as ações dos radicais livres, compostos gerados no organismo que são determinantes no envelhecimento celular e do corpo como um todo”, afirma a nutricionista Karyna Pugliese. Portanto, é importante fugir da monotonia das cores nas refeições para evitar deficiências nutricionais e doenças. “Varie as cores diariamente e também nas diferentes refeições do dia. Dessa forma, você aumenta o aporte de nutrientes em seu organismo de forma constante”, destaca a profissional.

cores-alimentos-prato

Foto: iStock.com/Getty Images

Amarelo/Laranja

As substâncias responsáveis por essas cores são as provitaminas chamadas de carotenoides, mais especificamente alfa e betacaroteno, que têm ação antioxidante. As principais ações no organismo são o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de doenças nos olhos e nos pulmões.
Alimentos: milho, manga, cenoura, mamão, damasco.

Verde

alimentos-cores-verdes

Foto e produção: Stela Handa/Colaboradora

Os antioxidantes sulforafano, isotiocianato e luteína atuam, principalmente, no fígado, estimulando a produção de enzimas que afastam o surgimento de tumores. Além disso, reforçam o sistema imunológico.
Alimentos: kiwi, hortaliças e verduras em geral, como couve e repolho, além de alguns legumes, como pepino.

Vermelho

alimentos-cores-vermelho

Foto e produção: Stela Handa/Colaboradora

O licopeno, um caretonoide, possui ação antioxidante e anticancerígena, prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de tumores. Para absorver ao máximo a substância, o indicado é consumir os alimentos dessa cor cozidos, pois é liberado em maior quantidade em contato com o calor.
Alimentos: cereja, morango, maçã, melancia, tomate, goiaba.

Roxo

alimentos-cores-roxos

Foto e produção: Stela Handa/Colaboradora

O destaque aqui é o flavonoide antocianina, com ação antioxidante, capaz de afastar diversas doenças. “É excelente para o sistema circulatório, evita problemas cardíacos e inibe a formação de coágulos sanguíneos”, lista a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.
Alimentos: uva, beterraba, ameixa, figo, romã.

Texto: Natalia Negretti
Consultoria: Karyna Pugliese, nutricionista; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga

LEIA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.