ESTILO DE VIDA

A importância de respirar, mastigar e caminhar para emagrecer

Você conhece os 3 pilares da dieta? Se a resposta for não, conheça agora mesmo os benefícios de respirar, mastigar e caminhar para emagrecer!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/10/2016 às 19:19
Atualizado às 14:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para ter sucesso na dieta, é preciso alimentar-se de maneira saudável e seguir à risca as refeições do cardápio. Mas só isso não basta: é preciso levar em conta a importância de respirar, mastigar e caminhar para emagrecer. Veja como essas atitudes podem ajudá-la a perder peso!

Mulher comendo maçã

Foto: iStock.com/Getty Images

Mastigação

Estudos comprovam que mastigar bem (muitas vezes) os alimentos ingeridos ajuda você a comer menos, já que o cérebro emite o sinal de saciedade mais rápido. Sem contar que a boa mastigação favorece o processo digestivo (impedindo problemas como azia, mal-estar e desconforto abdominal), promove uma melhora no trânsito intestinal e diminui a vontade de comer doces após as refeições. Garanta a qualidade de sua mastigação comendo em lugares calmos (e sem pressa), evite se alimentar vendo televisão ou em frente ao computador, e comece as refeições pela salada, assim, você consome uma menor quantidade dos outros alimentos.

Caminhar para emagrecer

Caminhar para emagrecer é uma ótima opção para quem deseja proteger a saúde e não quer gastar com academia. Além de promover sensação de bem-estar e favorecer a disposição, a caminhada garante mais resistência muscular, pode ser praticada ao ar livre, reduz o colesterol e regula a pressão arterial. Para sentir os benefícios do exercício dentro e fora de seu corpo, procure caminhar, pelo menos, 30 minutos por dia. E se quiser potencializar o efeito seca-gordura, alterne o ritmo do exercício: caminhe 2 minutos em ritmo moderado e alterne com 1 minuto de trote.

Respiração

Inspirar o ar, segurá-lo por alguns instantes e depois expirá-lo faz toda a diferença para a saúde e, de quebra, dá uma forcinha na hora de enxugar medidas. Isso porque respirar com tranquilidade faz com que você libere o estresse, responsável por provocar ansiedade e compulsão alimentar. – Como fazer: Escolha um lugar calmo de sua casa. Sentada ou deitada, feche os olhos e inspire o ar lentamente, enchendo do abdô- men ao peito (a inspiração deve ser feita pelo nariz). Durante o movimento, procure deixar o corpo relaxado e manter a atenção na respiração, bem como livrar a mente dos problemas. Prenda o ar durante alguns segundos e solte-o devagar, através da boca.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria:  Ângela Cardoso, nutricionista de Bauru (SP); Carlos Klein, personal trainer de São Paulo (SP); Waldinez Stanula Nogueira, nutricionista de Curitiba (PR)

LEIA TAMBÉM