ESTILO DE VIDA

Você sabe a importância de aproveitar todas as partes do abacaxi?

Todas as partes do abacaxi podem ser aproveitadas para melhorar a digestão, prisão de ventre e até tosse. Saiba mais sobre a importância de aproveitar tudo!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 20:16
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você sabia que todas as partes do abacaxi podem ser utilizadas na alimentação? Assim você melhora a saúde e bem-estar de todo o organismo. Confira os benefícios de ingerir polpa, casca e talos da fruta!

Abacaxi, fatias de abacaxi

Foto iStock.com/Getty Images

Acerte na compra

Preste atenção se não há manchas escuras na casca e se o cheiro está adocicado e agradável. As folhas, que não devem estar secas ou murchas, podem sinalizar o quanto o abacaxi está maduro. Puxe uma delas: quanto mais fácil sair, mais apropriada para o consumo está a fruta!

Regula o intestino

O abacaxi é rico em fibras, nutrientes que, associados ao consumo de líquidos, ajudam na formação e no trânsito do bolo fecal, prevenindo e combatendo a prisão de ventre.

Estômago leve

Comer uma fatia de abacaxi após as principais refeições ajuda a amenizar a sensação de peso no estômago. “A bromelina, uma mistura de enzimas que desdobram proteínas e está presente no abacaxi, facilita a digestão”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

Concentrada no miolo

Abacaxi, fatias de abacaxi

Foto iStock.com/Getty Images

Para aproveitar integralmente os benefícios, é preciso consumir o talo do abacaxi, pois essa parte, que normalmente é descartada, concentra os maiores níveis de bromelina.

Chega de tosse

Outra qualidade da bromelina é sua capacidade de dissolver mucos e catarros alojados nos pulmões e garganta, facilitando a expectoração. Por ser anti-inflamatória, a substância também ameniza sinusite e bronquite, já que reduz inflamações nasais.

Saiba mais:

10 motivos para incluir frutas cítricas na dieta

Você sabe limpar alimentos? Aprenda a higienizar frutas e legumes!

5 frutas campeãs em fibras

Quanto e como comer?

Comer 1 fatia ou 1 rodela de abacaxi pelo menos 3 vezes por semana já é suficiente para obter os benefícios da fruta. A casca também pode ser aproveitada para preparar um poderoso xarope contra tosse. Basta ferver 1 xícara (chá) de cascas de abacaxi picadas com 1/2 xícara (chá) de água até formar uma calda grossa. Coe, misture 2 colheres (sopa) de mel e tome 1 colher (sopa) a cada 4 horas.

Consultoria Daniela Jobst, nutricionista