Como escolher a iluminação certa para o seu ambiente

Está em dúvida de como escolher a iluminação do seu ambiente? Trouxemos algumas dicas muito práticas que vão te ajudar a selecionar o tipo de luz desejado!

None
Foto: Shutterstock Image

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/09/2016 às 19:14
Atualizado às 14:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A ideia de que a iluminação afeta apenas áreas visuais do cérebro já está ultrapassada. Estudos já comprovaram que, além do visual, a luminosidade também é capaz de afetar áreas emocionais e hormonais de uma pessoa. A quantidade de luz transmitida em uma área, por exemplo, pode interferir positiva ou negativamente na concentração dos estudos, no trabalho ou até mesmo desmotivar alguém.

iluminação ambiente claro lustre

Foto: Shutterstock.com

Tipos diferentes de iluminação

“Podemos citar dois tipos de iluminação: geral (direta, com luminárias com fontes de luz visíveis; indireta, com luminárias que usam o teto ou as paredes como refletores) e dirigida (de efeito de luz, própria para a criação de momentos especiais, como eventos ou festas; para tarefas, ideal para leitura; e de destaque, iluminação que destaca pontos específicos da arquitetura e decoração)”, enumera Paulo Tadeu, analista de produtos da Lustres Yamamura.

LED: melhor opção?

As luzes de LED ganham bastante destaque e preferência por conta de seu poder ecológico e econômico. No entanto, de acordo com o arquiteto Junior Piacesi, nem sempre elas são a melhor alternativa. O ideal é sempre optar por uma iluminação natural, mas quando isso não é possível, a melhor escolha é combinar lâmpadas cálidas e halógenas. “Ambientes muito brancos podem cansar a visão e causar estresse”, argumenta.

iluminacao led lampada

Foto: Shutterstock.com

Importância da luz

Para Junior, a iluminação equivale a 70% de um projeto de arquitetura: “Tem coisa mais gostosa do que ligar um abajur? É uma sensação de casa, de aconchego. Precisamos usar as lâmpadas para nos dar conforto, de acordo com cada hora de nosso dia”.

Foto: Shutterstock Images

Foto: Shutterstock.com

A idade também é relevante

Levar em consideração a idade de uma pessoa também é importante antes de definir o melhor sistema de iluminação. Pessoas idosas, por exemplo, precisam de um ambiente quatro vezes melhor iluminado do que um jovem.

Sem excesso

Um ambiente bem iluminado proporciona vários benefícios, no entanto, o excesso de luz também pode prejudicar o desempenho de uma pessoa, principalmente no ambiente de trabalho.

Cores e seus significados

Foto: Shutterstock Images

Foto: Shutterstock.com

Paulo Tadeu afirma que cada tonalidade das lâmpadas possui efeitos diferentes. Confira:

  • Amarelo: a cor dá a sensação de uma área quente, calma e aconchegante. É ideal para quartos, salas de estar, hall de entrada, entre outros.
  • Branco: preservam o aspecto natural do espaço, sem interferências nas cores originais.
  • Azul: passa a impressão de um ambiente limpo, dinâmico e frio. Lâmpadas com essas tonalidades são mais indicadas para cozinhas, ambientes hospitalares, banheiros, entre outros.

Texto: Monique Lima/Colaboradora

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.