Connect with us

O que você está procurando?

A gravidez tardia é uma realidade cada vez mais comum, especialmente com o avanço das tecnologistas médicas. Contudo, a biologia deve constar no planejamento familiar, uma vez que há uma certa idade para engravidar ou, ainda, para congelar os óvulos. Confira!
- (Foto: Reprodução/Pxhere)

Idade para engravidar? Descubra as chances de cada faixa etária!

A gravidez tardia é uma realidade cada vez mais comum, especialmente com o avanço das tecnologistas médicas. Contudo, a biologia deve constar no planejamento familiar, uma vez que há uma certa idade para engravidar ou, ainda, para congelar os óvulos. Confira!

O desejo de expandir a família está presente na realidade de muitos casais, outros, no entanto, protegem-se e determinam uma idade para engravidar de acordo com seus próprios planos futuros. Apensar de questões sociais (casar ou se formar na faculdade) e econômicas (emprego fixo, por exemplo) estarem na mente de quem faz o planejamento familiar, a biologia também deve ser levada em consideração, uma vez que, ao envelhecer, o corpo começa a dificultar a gravidez.

Idade para engravidar

A partir da puberdade, os homens não param mais de produzir espermatozoides até o fim da vida. Ao contrario deles, as mulheres têm idade para engravidar. Este período vai da primeira menstruação até a menopausa. Assim, “a idade da mulher deve ser considerada quando se decide calcular as possibilidades de gravidez de um casal, já que afeta tanto a quantidade quanto a qualidade dos óvulos”, alerta Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis. Entenda quais são as melhores idades para engravidar de acordo com características biológicas:

Gravidez tardia

Com o avanço das tecnologias médicas, surgiu a possibilidade de adiar a chegada do bebê. Técnicas de reprodução assistida – meios de fertilização sem a necessidade da relação sexual – são os mais procurados para quem deseja expandir a família tardiamente. Uma possibilidade são os congelamentos de óvulos para serem usados quando a mulher estiver pronta para ter um filho. No entanto, Renato alerta sobre o cuidado de congelar as células ainda quando jovem, para preservar a qualidade do gameta.

LEIA TAMBÉM

Texto: Camila Ramos/Colaboradora

Consultoria: Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis.

Advertisement

Estilo de vida

Nem sempre terminar o relacionamento é uma tarefa fácil. Siga os conselhos e saiba a melhor maneira de dizer que a história de vocês chegou ao fim

Estilo de vida

Praticar Pilates na gestação pode fazer muita diferença durante esse período na vida da mulher, e até do bebê. Confira todos os benefícios do Pilates na gravidez e no pós-parto!

Famosos

Após confirmar o sexo da primeira herdeira, a Internet amou ver a foto de Sabrina Sato grávida e, claro, ainda mais linda. Dá só uma olhada!

Famosos

Acredite se quiser, mas a filha de Bruno Gissoni já está engatinhando! Nesta quinta-feira (24), o ator filmou Madalena dando seus primeiros passos; vem ver!

Famosos

O amor está no ar! Carlos Alberto de Nóbrega se casa pela terceira vez nesta quinta-feira (24). A cerimônia aconteceu na casa do apresentador e contou com os amigos mais íntimos do casal

Estilo de vida

O período da gestação nem sempre é fácil, pois muitas dúvidas surgem, principalmente, em relação ao corpo. Por isso, o obstetra Alberto d'Auria dá dicas sobre o preparo para lidar com as mudanças hormonais durante a gravidez. Confira!

Estilo de vida

Você sabe quais são os cuidados com a pílula do dia seguinte? Descubra se o uso do medicamento causa infertilidade nas mulheres!

Estilo de vida

A Digital Influencer Camilla Junqueira compartilhou suas experiências e dicas para as mamães da geração Millennial. Dona do Instagram Mãe de Três, ela mostra a realidade da rotina de uma família moderna de uma forma simples e acessível; Confira!