Connect with us

O que você está procurando?

A icterícia em recém-nascido é um problema relativamente comum, que apresenta tratamento depois de identificada por um pediatra. Saiba mais sobre a doença!
- O recém-nascido fica com a pele amarelada com a icterícia. Foto Shutterstock

Icterícia em recém-nascido: o que é, causas e tratamentos

A icterícia em recém-nascido é um problema relativamente comum, que apresenta tratamento depois de identificada por um pediatra. Saiba mais sobre a doença!

Não é difícil encontrar bebês que, logo após os primeiros dias de vida, ficam com a pele amarelada. Embora o quadro possa assustar, não é preciso entrar em pânico. Provavelmente, o problema é a famosa icterícia em recém-nascido, que pode ser tratada por um pediatra (normalmente, a doença é detectada ainda na maternidade, já que ela costuma ocorrer entre o segundo e o terceiro dia de vida do bebê).

Qual é a causa da icterícia em recém-nascido?

Mesmo que o bebê seja saudável ao nascer, é possível que ele desenvolva o problema. Isso acontece em decorrência do excesso de uma substância chamada bilirrubina, produzida pelo organismo durante o processamento dos glóbulos vermelhos de que ele não vai mais precisar. À medida que o nível dessa substância vai crescendo, o amarelo vai afetando o corpo de cima para baixo, ou seja, começa na cabeça, passa pelo peito e, em casos mais graves, chega aos dedos dos pés.

Esse problema é comum?

A icterícia em recém-nascido varia bastante dependendo da origem racial do bebê, isto é, os asiáticos, por exemplo, têm mais tendência a ter icterícia em comparação a recém-nascidos brancos e negros. Cerca de 80% das crianças prematuras são afetadas pela doença e o pico de bilirrubina acontece entre o quinto e o sétimo dia depois do parto.

 

A icterícia em recém-nascido pode assustar, mas pode ser tratada.

A icterícia em recém-nascido pode assustar, mas pode ser tratada. Foto Shutterstock

 

Como ocorre o tratamento?

Caso a pele do bebê fique amarelada, o médico deve pedir um exame de sangue para medir a concentração de bilirrubina e definir se o tratamento é necessário, variando de caso para caso. O médico pode prescrever fototerapia (quando o recém-nascido é colocado sob luzes fluorescentes que ajudam a metabolizar a bilirrubina) ou, em situações mais amenas, indicar banho de sol.

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Consumido sem moderação, o sódio pode se tornar o grande vilão da dieta e da saúde. Saiba mais sobre quais são os níveis ideais para o consumo!

Estilo de vida

Precisando de um up na sua dieta? Confira o cardápio detox e antigordura que trouxemos para você e sinta os benefícios para a silhueta e a saúde!

Estilo de vida

A nutricionista Flávia da Silva Santos preparou um cardápio de uma semana com refeições deliciosas que vão fazer com que você elimine até 4kg em 30 dias

Estilo de vida

Parou de emagrecer mesmo fazendo tudo certinho? Saiba como se livrar do efeito platô e continuar mantendo a forma com saúde

Estilo de vida

Será poeira, vírus ou é culpa da estação? Saiba como a rinite atinge nosso organismo e aprenda formas de aminar os sintomas.

Estilo de vida

Você sabia que o transtorno bipolar é causa de incapacitação? A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que as alterações de humor prejudicam o paciente!

Estilo de vida

Aquele seu som favorito pode ser muito mais prazeroso do que você imagina. Conheça os benefícios da musicoterapia para sua saúde

Estilo de vida

A herpes é um problema muito comum, principalmente nos lábios. Confira mais sobre esse problema e descubra como prevenir-se!