Hortelã melhora a digestão e combate inflamações

A hortelã é uma erva saborosa e que apresenta muitos benefícios à saúde. Ela ajuda na digestão, combate problemas de pele e previne inflamações.

None
Foto Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/07/2016 às 18:57
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Na hora de preparar os chás, a hortelã é uma das ervas mais lembradas. De sabor e cheiro marcantes, a planta protege o corpo de diversas doenças.

“A hortelã é recomendada como expectorante, antimicrobiana, antifúngica, antiviral, antialérgica, antioxidante, no tratamento de dores e inflamações dentárias, dores reumáticas, dor nos nervos e nos casos de amebíase e giardíase”, explica a nutricionista Aurea Regina Marins Astulla.

Chá de hortelã é usado para melhorar a digestão

FOTO: Shutterstock Images

Hortelã beneficia o sistema digestivo

Ela equilibra a produção dos ácidos estomacais e das enzimas digestivas, que são fundamentais para a digestão dos nutrientes. A erva ainda atua na cicatrização da mucosa gástrica e intestinal, ajudando também em casos de enjoos.

Combate o inchaço

Um dos principais motivos pelo inchaço é o excesso de gases presentes no organismo. A erva pode ser uma excelente aliada nesses casos. O chá de hortelã-pimenta, em especial, possui propriedades que diminuem os movimentos peristálticos do intestino, evitando a expulsão dos gases.

SAIBA MAIS:

Conheça os benefícios da camomila

7 opções de shakes que atuam contra o inchaço

Saiba como o iogurte ajuda a proteger o sistema imunológico

Expectorante natural

O mentol, uma substância presente na hortelã, é o responsável pela ação expectorante e, por isso, ajuda no alívio de tosses e congestão nasal. Para garantir esse efeito, a pessoa pode utilizar óleo de hortelã (passando pelo corpo) ou ingerir a erva.

Pele saudável

O alimento é fonte de propriedades anti-inflamatórias e pode ser aplicado nas áreas que coçam. Além disso, a hortelã possui compostos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento precoce e do risco de câncer.

Texto Juliana Mesquita/Colaboradora

Consultoria Aurea Regina Marins Astulla, nutricionista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.