ESTILO DE VIDA

Hortelã: conheça por que ela é poderoso contra infecções!

O hortelã é uma erva muito utilizada na hora de tratar sintomas de doenças. Seu chá saboroso alivia diversos sintomas. Saiba porque seu consumo é eficaz!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/01/2017 às 13:25
Atualizado às 13:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com um sabor peculiar e bastante agradável, a hortelã é ingrediente comum em diversas receitas culinárias e em soluções caseiras para combater problemas de saúde. “Essa erva é recomendada como expectorante, antimicrobiana, antifúngica, antiviral, antialérgica, antioxidante, no tratamento de dores e inflamações dentárias, dores reumáticas, nevralgias e nos casos de amebíase e giardíase”, explica a nutricionista Aurea Regina Marins Astulla.

hortela-folhas-infeccoes

Foto: Shutterstock

Chá poderoso

O chá de hortelã (Menta piperita) ajuda a reduzir cólicas intestinais, retenção de líquidos, gases e problemas estomacais, já que essa erva exerce ação tônica e estimulante no aparelho digestivo. Além disso, a hortelã tem poder analgésico, aliviando dores de cabeça, tosse, dor de garganta e até sinusite. É, ainda, relaxante do sistema nervoso, sendo recomendada em casos de insônia, e aumenta as atividades cerebrais, favorecendo a memória e a concentração. Outras aplicações popularmente conhecidas para o chá de hortelã são no combate ao mau hálito, para amenizar sintomas de gripes e resfriados e para facilitar a expectoração de catarro. Quando consumido gelado, ainda é capaz de reduzir cólicas menstruais e amenizar os efeitos da TPM.

Receita de chá para má digestão

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã
  • 1 colher (sopa) de flores secas de camomila
  • 2 xícaras (400ml) de água

Modo de preparo

Ferva todos os ingredientes por 3 minutos. Coe e tome 1 xícara (200ml) após as principais refeições (almoço e jantar)

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Aurea Regina Marins Astulla, nutricionista

LEIA TAMBÉM: